CI

Expoacre 2017: Embrapa destaca alternativas tecnológicas para setor agropecuário

44ª edição da Expoacre, a Embrapa Acre apresenta uma série de soluções tecnológicas para o setor agropecuário com palestras e demonstrações práticas


Na 44ª edição da Expoacre, a Embrapa Acre apresenta uma série de soluções tecnológicas para o setor agropecuário com palestras e demonstrações práticas. A programação se concentra nos dias 24 a 29 de julho, durante o dia, no Campus do Agronegócio, área montada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agropecuária (Seap). A solenidade de abertura será realizada às 9 horas, na segunda-feira (24 de julho) com a presença de diversas autoridades.

O local funcionará com uma dinâmica de atendimento ao público diferenciada, com visitações diurnas, das 8 às 18 horas, de segunda a sábado. O setor congrega plantios agrícolas, cursos e outros eventos técnicos dirigidos a agricultores, extensionistas, estudantes e profissionais das áreas agropecuária e florestal.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran Amaral, o Campus do Agronegócio é uma grande vitrine tecnológica. “Aqui, a Embrapa, enquanto empresa com a missão de gerar tecnologia, tem a oportunidade de fazer com que os produtos, processos e serviços gerados pela pesquisa cheguem até o homem do campo. Esse é o nosso principal objetivo: colocar nas mãos dos produtores rurais tecnologias na área de fruticultura, de pecuária, de florestas, de solos e de agricultura. Com a vantagem de ser um espaço integrado, que envolve várias instituições. Nossa parceria com a Seap visa tornar essa área de uso contínuo, sempre com demonstrações práticas”, afirma.

No estande, todo construído em bambu, o público poderá conhecer, de forma interativa, as vantagens da adoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), por meio de uma ferramenta de realidade aumentada. O aplicativo foi desenvolvido pela Rede de Fomento ILPF e permite ao usuário ver imagens em três dimensões e interagir com a cena. Durante a Expoacre, o visitante poderá manusear o dispositivo com o aplicativo e tirar suas dúvidas.  

Também terão destaque as variedades de frutas recomendadas pela pesquisa para cultivo no Acre, tais como o abacaxi BRS Rio Branco, os maracujás BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado e as bananas Preciosa, Thap Maeo Maravilha ne Pakovan Ken, resistentes à sigatoka-negra.

Uma exposição de painéis  apresenta alternativas tecnológicas para fortalecimento da produção local. O material orienta sobre os usos e vantagens de tecnologias para a cultura do café, alternativa de controle da sigatoka-negra, integração lavoura-pecuária-floresta, boas práticas na fabricação de mandioca e boas práticas na coleta de castanha-do-brasil (castanha-do-pará), bambu e geotecnologias para monitoramento florestal.

Áreas demonstrativas


No Campus do Agronegócio, a Seap instalou áreas demonstrativas de café, arroz, sorgo, banana, milho, soja, girassol e eucalipto, onde serão realizadas, diariamente, visitas guiadas, a partir das 13h30.

Também foram plantadas as variedades de capim BRS Quênia e BRS Zuri, desenvolvidas pela Embrapa em parceria com a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e que se configuram em alternativas para diversificar as pastagens acreanas. No dia 26 de julho, quarta-feira, a partir das 9h30, será realizado dia de campo para apresentar as características dessas duas forrageiras.

No sábado (29 de julho), o público poderá acompanhar o plantio mecanizado de mudas de forrageiras, por meio do sistema de Plantio Direto. A área com a palhada já está pronta para receber as mudas e poderá ser visitada durante a semana.

Nutec Móvel

A Embrapa leva ainda para a Expoacre o Nutec Móvel, Núcleo Móvel de Transferência de Tecnologias, carreta adaptada com cozinhas para realização de capacitações. Serão oferecidos, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar, AC), cursos de preparo de alimentos derivados da banana (segunda e terça-feiras, 24 e 25 de julho), da mandioca (quarta-feira) e a pesquisadora da Embrapa Acre, Joana Leite ministra, na quinta e sexta-feira, a oficina sobre receitas com castanha-do-brasil, ou castanha-pará.

Palestras

A programação conta ainda com palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa e parceiros. Na segunda-feira, a partir das 13h30 o tema será cultivo de banana, nos demais dias da semana as palestras começam às 9 horas e tratam sobre cultivo de mandioca e boas práticas de fabricação de farinha, plantio de maracujá e abacaxi, forrageiras para pastagens, melhoramento genético do rebanho bovino, controle de cigarrinhas das pastagens e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Confira a programação aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.