CI

Sabores da Mandioca é foco do Projeto de Segurança e Soberania Alimentar em Estrela Velha

Durante o mês de julho, mulheres integrantes dos 1dez Grupos de Trabalhadoras Rurais estão participando de oficinas sobre mandioca


Durante o mês de julho, mulheres integrantes dos 1dez Grupos de Trabalhadoras Rurais do município de Estrela Velha estão participando de oficinas sobre a mandioca. As atividades, coordenadas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, têm início no período da manhã com uma palestra ministrada pelo técnico em agropecuária, Fernando Redim, que explica sobre o cultivo e o manejo da mandioca. No período da tarde, a extensionista social, Giana Redin, desenvolve oficinas de culinária com o grupo participante.

Entre as receitas elaboradas pelas agricultoras estão o pastel de mandioca, mandioqueijo, chips, pudim e brigadeiro de mandioca, entre outras. As oficinas fazem parte do Projeto de Segurança e Soberania Alimentar, desenvolvido nos municípios da região Centro-Serra, no qual cada município escolhe um alimento para ser trabalhado durante o ano por meio de palestras, oficinas e os fóruns municipais de Segurança e Soberania Alimentar. 

O projeto é concluído com o Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar, a ser realizado no município de Tunas no mês de outubro, sendo alusivo ao Dia Mundial da Alimentação. "Este ano escolhemos a mandioca por ser uma hortaliça de baixo custo de produção, saborosa e um carboidrato especial. Trabalhamos receitas saudáveis que, até então, não eram conhecidas pelas trabalhadoras rurais. Além disso, ocorre a troca de experiências e o incentivo a produção e consumo de alimentos saudáveis, produzidos nas propriedades rurais", explica Giana.

Em 2017, o Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar do município de Estrela Velha será realizado na quinta-feira, 3 de agosto, no Ginásio Almeri de Moraes Billig, no Parque Municipal de Eventos Oscar Leite de Moraes. O evento terá início às 13h30 e contará com a palestra "Sabores da Mandioca", a ser ministrada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Nediane de Oliveira Trindade, e degustação de pratos a base de mandioca. Além disso, haverá exposição e comercialização de artesanato e sementes e mudas crioulas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.