Sistema de produção de mandioca e farinha é tema de oficinas para técnicos e agricultores de Arari
CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

Sistema de produção de mandioca e farinha é tema de oficinas para técnicos e agricultores de Arari

O evento teve como público-alvo técnicos e produtores rurais do município
Por:

Com parte de parceria entre a Embrapa Cocais e a Fundação Vale, nos dias 08 e 09 de junho, foram realizadas oficinas teórico-práticas sobre a cultura da mandioca e o processamento da farinha no Núcleo de Permacultura da Estação de Conhecimento de Arari. O pesquisador da Embrapa Cocais José de Ribamar Costa Veloso, da área de transferência de tecnologia, conduziu o processo de aprendizagem. O evento teve como público-alvo técnicos e produtores rurais do município.

No primeiro dia das oficinas, foi marcado por palestras sobre a cadeia produtiva da mandioca. Foram abordados temas como situação da mandioca no estado do Maranhão, sistema produtivo da cultura, macaxeira biofortificada, usos da manipueira, multiplicação rápida de manivas, uso de mandioca na alimentação animal, processamento e fabricação da farinha e higiene na fabricação do produto. No segundo dia do encontro foi realizada a parte prática da capacitação. O grupo passou por vivência em uma casa de produção de farinha na Associação de Moradores da comunidade rural Capim  Açu. Foram abordados conhecimentos sobre técnicas da fabricação da farinha com mais qualidade e boas práticas de higiene na manipulação do alimento.

“Esses treinamentos são muito importante, pois nos permite ensinas técnicas que fazem grande diferença na produção e qualidade da macaxeira e da farinha produzidas por agricultores no Maranhão. Com isso, agrega valor ao produto e renda ao produtor”, resumiu Veloso.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.