CI

OMC busca na Argentina avanços em acordos sobre pesca e agricultura

Lighthizer negou que desejasse enfraquecer a OMC


A Conferência Ministerial da OMC, que começou no domingo na capital da Argentina, buscará consensos para reduzir os subsídios à pesca e ao setor agrícola, entre outras questões, embora seja esperado pouco progresso. Em meio a uma grande operação de segurança para evitar protestos em Buenos Aires, o representante dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, será encarregado de defender a agenda do presidente Donald Trump com base no slogan “Estados Unidos primeiro”.

Os especialistas acreditam que a reunião dos membros da Organização Mundial do Comércio seria um sucesso se levasse a uma declaração “clara e convincente” sobre a necessidade de promover o desenvolvimento do sistema comercial global. “Devemos elevar a nossa voz em defesa do sistema”, disse o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo, na abertura da conferência, que termina quarta-feira. Lighthizer negou que desejasse enfraquecer a OMC, embora tenha feito críticas às decisões da entidade e em setembro pediu reformas para o que considera um sistema de solução de controvérsias “deficiente” e muito interpretativo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.