CI

A nova estratégia econômica da China (I)


Argemiro Luís Brum

A China percebeu que o mundo mudou e que ela precisa mudar com ele. Seu modelo econômico já não atrai tanto os investimentos externos como anteriormente. Seu custo de produção e os riscos inerentes à competição capitalista, dentre eles as guerras comerciais tipo a empreendida com os EUA, deixam marcas. Assim, em 2020, cada vez mais empresas do setor eletrônico estão deixando o país para se instalar em países mais baratos e/ou com mercados mais interessantes. É o caso, por exemplo, da coreana Samsung e de outras tantas empresas.

Obviamente isso cria problemas de emprego junto a este novo gigante da economia mundial. Diante disso, nesta última semana de outubro o governo chinês realizou o 14º Plano Quinquenal do país (2021-2025). O mesmo, que precisa ser aprovado na reunião de março próximo do Congresso Nacional do Povo, direciona a economia local para três frentes: inovação tecnológica; autossuficiência econômica; e um meio ambiente mais limpo.

A ideia é proteger o país dos desequilíbrios na economia mundial e superar a economia dos EUA nos próximos 10 anos. O que isso significa? Em princípio, sem deixar de abrir as portas para o capital estrangeiro e à concorrência, a China se concentrará mais naquilo que o governo local vem chamando de “dupla circulação”. Trata-se de se concentrar em um ciclo de demanda e inovação interna como principal propulsor da economia, e manter os mercados e investidores externos como um segundo propulsor de crescimento. O novo plano prevê uma reforma do mercado de fatores de produção e da governança, melhorando ainda mais a reforma estrutural pelo lado da oferta. Isso significa que a economia chinesa passa da velocidade para a qualidade e a sustentabilidade, tornando-se mais dependente da produção, distribuição e consumo internos para o seu desenvolvimento. (segue) 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.