CI

Cotar e importar em DDP Price pode ser melhor do que FOB, CFR OU CIF


Climaco Cezar de Souza

RESUMO:  MODERNIDADES DO NOVO COMERCIO INTERNACIONAL, conforme as normas da ICO/OMC “International Chambers of Commerce” mais do BRIC S.

As melhores formas de importações para o Brasil já são as cotadas, compradas, recebidas e pagas pelo sistema de preço DDP Prices (“Delivery Duty Paid prices"), pois os preços ofertados já contêm seus impostos de importações mais frete externo mais despesas aduaneiras.

NÃO mais se usam cotar apenas FOB prices (“Free On Board” = preço apenas entregue dentro do navio, isto é, já com frete marítimo pago pelo fabricante e no porto externo) ou CFR Price (Cost + Freight = APENAS Custos = preços de compras + Frete externo, - a não ser que você já tenha boas experiências comerciais, modernizadas, com uma boa e barata Cia de navegação), isto é, ainda sem somar os impostos de importações = “Duties”, o que  muito pode surpreender o importador ao chegar ao Brasil para ser liberado imediatamente - senão terão altos custos aduaneiros de estocagens - e até inviabilizar as compras) ou mesmo pelos CIF price (“Cost + Insurance + Freight”= Custos+Seguros+Frete externo, idem).

Os principais motivos do uso dos DDP prices são que cada fornecedor externo tem sua forma de fabricar, de catalogar e de inserir seus QR Code, conforme as oportunidades mercadológicas de cada dia ou momento, mais do local de entrega mais dos tipos de itens mais das tarifas de importação (que mudam bastante até a cada semana, conforme as datas e as formas de vigências dos acordos internacionais, sobretudo em nível de BRIC S.

Com certeza, o fabricante estrangeiro (desde que bem organizado e de alto nível técnico e comercial) tem pleno e melhor controle diário das suas possíveis ofertas mais de seus preços base promocionais para entrada em mercados etc.. e das possíveis promoções por quantidades e locais (em ambiente negocial interno e internacional, altamente disputado e até  diariamente e com as melhores oportunidades de vendas a oferecer e a disputar, idem por itens favorecidos com menores taxas de importações, como os sociais, ambientais e energéticos limpos etc..) do que as melhores empresas nacionais importadoras dos nossos principais portos, mesmo as antigas e que, aparentemente, não mais conseguem bem acompanhar tantas mudanças diárias nos acordos e nas suas datas e formas de validades.

ASSIM, PARA NÃO ERRARES OU PAGAREM BEM MAIS CARO, MESMO NAS DUVIDAS, SEMPRE PEÇAS PARA COTAR OS PREÇOS DE IMPORTAÇÃO EM DDP Prices (incoterms nos links a seguir), mesmo com o seu fornecedor externo ainda tendo certas dificuldades para tanto (somente no inicio, pois certamente, ele logo se adaptará neste ambiente altamente competitivo, tanto de forma direta, como indireta, sobretudo, via sites de exposições/divulgações/vendas diretas muito confiáveis - em geral já entre aas maiores empresas em seus países - como o Alibaba e Indiamart – atacados com muitas promoções por quantidades e/ou volume/peso e/ou prazos de entregas e/ou especificações técnicas e/ou Porto de entrega – ou Aliepress, Wish, Ebay, Amazon – mais de varejos e de poucos itens menores).

CONCLUINDO, Além de pedires o tal “DDP price”, também é fundamental que todos os itens que queiras importar já tenham seus QR Code de fabricação nos documentos e até gravados nos equipamentos. Alguns, também podem vir até chipados, ou incluídos em contêineres chipados e bem numerados, para o perfeito acompanhamento dos trânsitos, via satélites e sites, por você ou tua empresa.

FAÇAS BONS USOS -

VIVAMELHOR AMBIENTALBRASILIA LTDA

LINKS EM INGLES PARA CONSULTAS E INSTRUÇÕES

https://freighthub.com/en/blog/ddp-delivered-duty-paid-incoterm/

https://www.globalnegotiator.com/international-trade/dictionary/ddp-delivered-duty-paid/
    

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.