CI

Importância do sistema de exaustão com iluminação na armazenagem de grãos.



Adriano Mallet

Importância do Sistema de Exaustão com Iluminação.

Pós Colheita em Evolução Tecnológica:

A armazenagem e conservação de grãos é uma tarefa que requer muitas habilidades. É preciso muito conhecimento, bons equipamentos e muitos registros. Com este tripé equilibrado é possível entregar a produção estocada com no máximo a mesma característica de quando ela foi recebida. Na prática sabe-se que ocorre a quebra técnica. Esta tem uma variação ampla, dependendo de muitos fatores, como tipo de produto, qualidade deste, manejo na unidade, tempo de estocagem, entre outros.

Para desafiar o setor a cada ano a produção de grãos no Brasil vem batendo recordes e o crescimento físico das estruturas de armazenagem não acompanham o mesmo ritmo. Soma-se a isto a maior rapidez no momento da colheita, com máquinas mais modernas e eficientes e o encurtamento de período de corte na lavoura, com o uso de técnicas de dessecação. Toda esta evolução faz chegar as unidades armazenadoras volumes cada vez maiores, em menor tempo e com diferentes qualidades, com muitos grãos ainda imaturos. Além do mais ninguém quer mais enfrentar longas filas de espera para descarregar. Ou seja, a dor de cabeça não é pouca.

Para trazer soluções ao segmento muitas tecnologias foram desenvolvidas, como balanças maiores e mais eficientes, automatizadas, caladores pneumáticos para amostragem, sistemas de classificação mais modernos, tombadores, maquinas de limpeza e movimentações com fluxos (t/h) maiores. Tudo isto para dar rapidez ao recebimento. Já nos silos e armazéns observa-se um aumento no tamanho dos silos, equipamentos de distribuição de grãos que diminuem o efeito da separação de grãos e impureza dentro do silo, sistemas de termometria digital e automação da aeração computadorizados e sistema de exaustão. Este representado pelo Cycloar.

Sistema de Exaustão Cycloar Lux:

Sobre os itens mencionados acima temos o “Sistema de Exaustão Cycloar”, fundamental para termos uma qualidade e prevenir problemas.  Esta aeração natural ou intensificada proporciona equalização do ar entre a massa de grãos e a cobertura do telhado, diminuindo o calor proveniente da radiação solar e eliminando o “bolsão de ar quente” (massa de ar quente e saturada), bem como a condensação sob o telhado, nas chapas laterais dos silos e paredes dos armazéns e o consequente gotejamento sobre os grãos. Este sistema proporciona outros benefícios relevantes como uniformidade na massa de grãos, aeração permanente e contínua (extrai calor do ambiente, pó, gases, umidade do ar), evita o apodrecimento (deterioração, mofo, germinação), inibe a proliferação de pragas e, aliado a tudo isso, preserva a estrutura física do ambiente, pois evitando a condensação, elimina itens como o surgimento de pontos de corrosão na estrutura metálica da cobertura do armazém.

Exaustão com Iluminação:

Pesquisas desenvolvidas e exemplos práticos comprovam e proporcionam evidencias que a iluminação em um ambiente armazenador traz vantagens e benefícios. Entre estes, se destaca a influencia da luminosidade nas infestações de pragas em produtos armazenados. Nos ambientes armazenadores atuais possuímos um estado de penumbra de 24 horas (Dia/Noite), condição que permite a proliferação de traças num ciclo intenso. Com a inclusão da iluminação natural percebe a redução significativa e consequentemente uma qualidade sobre a massa de grãos. Assim, além do ambiente desconfortável aos insetos os trabalhadores que operam no controle de pragas conseguem produzir melhores resultados pela melhoria das condições na hora de realizar procedimentos de expurgo, pulverização ou termonebulização. Também os fungos se proliferam em ambientes com umidade, calor e preferencialmente nos escuros. Com a luz e exaustão, geramos um ambiente seco com baixa temperatura, devido a remoção da umidade e do calor através da exaustão e iluminação gerada pelo mesmo que é permitida através de uma tampa difusa prismática. Consequentemente esta luz natural (Claridade) também trouxe para o interior outros ganhos como: Redução dos riscos de acidentes, operação e manutenção com segurança, facilidade de limpeza, verificação da cubagem dos silos e armazéns entre outros. Podemos incluir uma questão muito relevante decorrente da combinação “Exaustão + Iluminação”, é a qualificação do ambiente armazenador dentro das “Normativas de Segurança do Trabalho”. A Iluminação ainda proporciona inúmeros benefícios alem dos mencionados. Sobre a massa de grãos é possível circular sem o uso de lâmpada acessória, gerando para o trabalhador mais segurança e eficácia nas suas atividades de inspeção da massa de grãos, coleta de amostras, preparação para expurgos. No momento da descarga do silo quando do acionamento da rosca varredora é imprescindível uma iluminação eficiente, evitando acidentes,alguns fatais. Chegam a ser impactantes os depoimentos comparativos do antes e do depois da instalação. E tudo isto está dentro da lógica da Segurança do Trabalho, atendendo as NRs (Normas Regulamentadoras) que tratam do assunto, como a NR-6 que dispõe sobre EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e NHO-11 (Norma de Higiene Ocupacional) normatizando a iluminância. Até mesmo o Corpo de Bombeiros tem visto como imprescindível o sistema como ferramenta para ajudar a minimizar eventuais riscos de incêndios nestes espaços.

O Cycloar, na época de seu lançamento e até hoje, vem provocando quebras de paradigmas na conservação de grãos. E para surpresa de todos o Cycloar inova-se lançando a versão Lux do equipamento. Promove uma segunda revolução na armazenagem. Ao trazer luz natural para o interior de silos e armazéns graneleiros. Com uma luz natural protegida de raios UV o ambiente dentro do silo ganha visibilidade. Podemos afirmar que a Cycloar é pioneira nesta aplicação.

Eliminando a Condensação:

Com aplicação do Sistema de Exaustão, este fica permanentemente realizando uma remoção do ar interno com calor e umidade promovendo uma equalização de temperaturas e trocas de ar prevenindo riscos de condensação sobre a massa e nas chapas laterais dos Silos.  O gotejamento em silos e armazéns, ou seja, a condensação, é um fenômeno físico e grande inimigo da armazenagem.  A taxa de umidade varia conforme a temperatura significando que, quando o ar quente aumenta sua capacidade de absorver umidade, diminui quando o ar esfria. A radiação solar provoca o aquecimento da cobertura (telhado) e, pela condução térmica, aquece o ar interno, baixando a umidade relativa do ar. Esse ar com a temperatura elevada absorve a umidade contida nos grãos armazenados pelo efeito da evaporação. Em contra partida, quando este ar úmido entra em contato com o telhado resfriado, pela variação de temperatura externa, cai a temperatura do mesmo elevando a umidade relativa interna, podendo com isso ultrapassar o ponto de saturação, condensar e gotejar  sobre o produto armazenado, gerando o mofo, a deterioração e até a germinação dos grãos na camada superior da massa.  Em alguns casos acontece o gotejamento e no dia seguinte, com a irradiação da chapa decorrente do sol, seca a camada superior, mas como os grãos são um isolante térmico, as camadas úmidas mais profundas, acabam apresentando mofo e demais conseqüências já mencionadas. Ou seja, uma camada incrustada e invisível para quem observa a massa numa visão superior, por cima grãos de forma bonita (sadios), mas a baixo, grãos podres.  Esta camada deteriorada cria uma grande barreira para a passagem do fluxo de ar quando se realiza a aeração. Dependendo da espessura e dos graus de deterioração desta faixa, chegamos a uma perda de eficiência de até 60% (medido “in loco”), reduzindo a vazão de ar que atravessa a massa de grãos,  comprometendo a aeração e aumentando as perdas técnicas (qualitativas e quantitativas). Dentro deste novo conceito e descrição acima, consideramos o “Sistema de Exaustão” como fundamental para toda a conservação.  A não utilização gerará perda em todos os investimentos anteriores.

Exaustão Prevenindo:

Armazenagem de grãos é uma atividade complexa, cada grão e cada massa armazenada tem um comportamento diferenciado, não existindo um padrão de igualdade e sim de similaridade na guarda do produto. Dentro de uma massa de grãos temos muitas variáveis que geram calor como: Falta de padrão de umidades, camadas de calor e água decorrentes das frentes de aeração, grãos ardidos/quebrados/imaturos e falhas de operação decorrentes das atividades operacionais que antecedem a carga nos silos/armazéns. A aplicação da exaustão, por ser um sistema que continuamente esta promovendo trocas de ar e um fluxo natural do mesmo no interior será um item para prevenidos e amenizados as perdas de qualidade.

As unidades armazenadoras, no pós colheita, devem focar a sua concepção num projeto que garanta a qualidade final do produto armazenado, segurança, valorização dos benefícios e ferramentas que hoje estão disponíveis, e uma desta é a Exaustão.

A tecnologia com iluminação está sendo tão bem recebida que seu uso está se expandindo para UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), TSI (Tratamento de Sementes Industrial), Fábrica de Rações, entre outros tantos. Bem como se expandido para outros países da região, como Paraguai, Bolívia, Argentina...

A taxa de retorno do investimento, o payback, é extremamente curto, podendo em caso de silos chegar a menos de um ano, ou seja, uma safra. Este e outros fatores já apontados levaram o Cycloar a ganhar o Prêmio Gerdau na categoria Destaque, no ano de 2013, recebido durante a Expointer. Isto só vem a confirmar o sucesso desta tecnologia. Esta é acompanhada de uma equipe de consultores com vasta experiência e conhecimento na área, que ministram cursos, palestras, desenvolvem programas computacionais para compreensão dos fenômenos ocorridos na armazenagem, levando este conhecimento também a universidades, através da participação em semanas acadêmicas e projetos de pesquisa, tanto a nível de graduação, como mestrado e doutorado, o que acaba também validando o sistema.

Autores: Adriano Mallet e Carlos Otávio de Souza Matos.

 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.