CI

Minihidro são 10-100 vezes mais efetivas que solar PV-eolic


Climaco Cezar de Souza

A seguir - pelo conhecimento cientifico real demonstrado – muito útil para o Brasil rural e periurbano atual - mais pela seriedade, honestidade e importância, real, para a justa e fundamental causa ambiental/energética no Brasil - apresento-vos a tradução (com minha introdução, resumo e algumas analises, comparando com a situação atual e potencial do Brasil) de importante consultor especializado dos EUA (Prof.  Dr. Collin Dunn da “Pacific Lutheran University” também editor da consultoria e do site https://www.treehugger.com/, ganhador do premio ambiental em 2021, “Best of green awards”), todas baseadas em dados e analises de importantes órgãos dos EUA (vide ao final) como do NREL sobre a fonte de energia solar atual, sobretudo fotovoltaica ("Solar Energy Basics." National Renewable Energy Laboratory) mais do U.S. Office of Energy Efficiency & Renewable Energy sobre minis e pequenas eólicas (WINDExchange. Small Wind Guidebook) mais do "U.S. Department of Energy” sobre micro e mini hidroelétricas ("Microhydropower Systems”).

COMPROMISSOS EXPRESSOS DO SITE TREEHUGGER -

“Esta é a nossa promessa para você: Relatos com integridade; confiança na ciência, recusa a lavagem verde e nunca pregar o contrario. Sejam todos bem-vindos. “Here's our promise to you: Report with integrity. Trust science. Refuse greenwashing. Never preach. Welcome everyone”.

“Assim, façam boas analises e bons usos, pois são informações e analises comparadas difíceis de se encontrar, hoje, de forma honesta e não comercial, em especial aqui no Brasil”.

INTRODUÇÃO, RESUMO CURTO E MINHAS ANALISES -

“No artigo comparado acima, de 2020, um professor doutor especializado e editor de importante site dos EUA informa - sem mentiras ou interesses comerciais - que a geração de eletricidade propria em locais fora da rede (“off grid”), ou para vender para quaisquer demandantes, por micro e mini hidrelétricas é entre 10 e 100 vezes mais efetiva do que as solar fotovoltaicas e a minis / pequenas eólicas, isto considerando-se os mesmos investimentos e, ainda melhor, gerando por ate 24 horas/dia e ate sem precisar de estocar em baterias, caríssimas, estas obrigatórias nas demais acima comparadas. Também, alem das perdas bem menores, as hidro não dependem dos níveis de insolação nem das velocidades ou das direções dos ventos, embora dependam muito do local do barramento mais das quedas, dos volumes e dos fluxos etc..”

“Obviamente - e sem meu interesse comercial, mas puramente ambiental/energético e para o desenvolvimento socioeconômico real de regiões e famílias pobres de qualquer local (em especial das agroindústrias e cooperativismos/extrativismos processadores familiares rurais e/ou apenas residenciais/educacionais) - a nossa futura energia pela singaseificao rápida das biomassas, fezes, plásticos, papéis, pneus, sobras, podas, gramados, madeiras cultivadas etc..pode ser ainda mais efetiva do que pelas hidro; gerando por 24 horas/dia; com investimentos bem menores; sem depender muito do local/horários/fluxos; reduzindo entre 70% e 90% o custo gerador próprio (ou para vender); sem precisar das caríssimas baterias com apenas 5 anos de vida útil e, após, tornando-se um dificil novo problema ambiental no seu descarte; e, bem melhor, propiciando, realmente, até 04 ganhos ambientais somados, local ou micro regionalmente.

TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO DO ARTIGO ORIGINAL:

“Gerando energia fora da rede: as 4 melhores maneiras” – Por Collin Dunn - Atualizado em 29 de setembro de 2020 - Vide original “Generating Off-Grid Power: The 4 Best Ways “ em: https://www.treehugger.com/generating-off-grid-power-the-four-best-ways-4858714

“Então, você já pensou se viver fora da rede é ou não o certo para você; você sabe que isso significa não mais contas elétricas de serviços públicos e gerar toda a sua própria energia, mas o que está envolvido nisso?”

“Não é tão fácil quanto colocar alguns painéis solares no telhado e dizer que é bom; Quando se trata de gerar energia fora da rede, existem vários métodos que podem ser combinados para gerar toda a energia de que você precisa para viver confortavelmente fora da rede.”

“Conecte-se à energia fora da rede com eletricidade solar”

“A energia solar é provavelmente aquela que vem à mente para a maioria de nós quando se trata de energia fora da rede. A opção movida a energia solar, que inclui painéis solares fotovoltaicos, um inversor e baterias, pode fornecer muita energia elétrica (especialmente se você recebe muita exposição solar onde você mora) por um longo tempo, sem peças móveis e com pouca manutenção.”

“A desvantagem, pelo menos por agora, é o custo: raramente é rentável energizar uma casa inteira inteiramente com energia solar, mesmo propiciando por várias décadas um retorno positivo sobre o investimento (boa parte do tempo, exigindo). Adicione a isso a grande variação da exposição solar por localização e o fato de que a energia solar só funciona quando o sol está brilhando, e é fácil ver por que a energia solar continua sendo uma parte da resposta, e não a coisa toda.”

“Gerando energia fora da rede com eletricidade eólica”

 

“Se você receber boas notícias depois de entrar em contato com o serviço meteorológico local para verificar a velocidade média do vento em sua área e com ele gerar eletricidade a partir de turbinas eólicas residenciais é outra opção para energia fora da rede. Assim, você pode estimar quanta eletricidade um determinado sistema irá produzir? Lembre-se de que a velocidade do vento em um lote específico pode variar significativamente das médias regionais, dependendo da topografia local”.

“Quando se trata de escolher uma turbina eólica, o tamanho é importante. De acordo com o Guia Eólico do Departamento de Energia dos Estados Unidos, se uma casa típica consome em média 830 kWh de eletricidade por mês, é necessária uma turbina que gere entre 5 a 15 kW constantes (levando em consideração a velocidade média do vento). Também você precisara muito bem determinar, antes, o tamanho do rotor, pois uma turbina de 10 kW tem cerca de 23 pés de diâmetro (= 7,0 metros) e é montada em uma torre com mais de 30 metros de altura. Se você mora na cidade ou em um terreno pequeno, uma grande hélice pode não funcionar bem, mas muitas pessoas têm os imóveis necessários para esse tamanho”.

“TAMBÉM, tal como acontece com a energia solar, há vantagens e desvantagens em retirar a energia eólica da rede; a maior e mais óbvia é a necessidade de brisa: se o vento não soprar, a turbina fica parada e a eletricidade não é gerada. As turbinas eólicas também têm partes móveis, o que significa mais coisas que requerem manutenção e podem falhar”.

“Mas se você tem uma brisa forte e consistente soprando pelo quintal, você pode colher sua energia nos próximos anos”.

“Usando Micro-Hydro Electricity para viver fora da rede”

“Provavelmente, o menos conhecido dos sistemas de energia fora-da-rede (“off grid” ou “grid off”), a micro hidroeletricidade usa uma fonte de água corrente, como um riacho, para gerar eletricidade; é produzido a partir da energia da água que flui de um nível alto para um nível inferior, que gira uma turbina na extremidade inferior do sistema.”

“A geração de micro hidroeletricidade pode ser a mais econômica dos três, de acordo com a Energy Alternatives Ltd.”.

"Nossa experiência com sistemas micro hidroelétricos demonstrou que a energia elétrica hídrica produzirá entre 10 e 100 vezes mais energia do que fotovoltaica ou eólica para o mesmo investimento de capital” . " Se sua fonte for boa (boas quedas, fluxos, volumes etc.. ), ela funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana, fornecendo muita energia fora-da-rede por um longo, longo tempo; como ela produz energia muito mais consistente, menos baterias são necessárias para armazenar a energia porque há menos (ou zero) tempo em que o sistema não está coletando energia. Claro, como com os outros dois, requer condições bem específicas no local no quintal, não pode usar o microhydro” (mas, bem mais no Brasil, se você não tem uma boa queda/cachoeira, volumétrica e veloz de agua, para barramentos ou um bom riacho/rio vizinho com no mínimo 1,5 m de fundura mesmo que um pouco lento e com pouco volume deslocavel (para possivel e perfeita mini captação hídrica horizontal nas correntezas - vide exemplos de projetos, analises e filmetes do fabricante pela Alterima em Manhuaçu - MG no site www.alterima.com.br, você pode ter a melhor e a mais baratas das energias garantidas p or 24 horas/dia, podendo inclusive hidridizar com as das biomassas locais mais com a solar PV mais com as mini eólicas e gerando muita energia, inclusive para muitas vendas locais, sobretudo para agroindústrias e/ou outras residências próximas).”

“Conservação”

“Se você pode usar o que tem com mais eficiência, não há razão para gastar mais para ganhar mais”.

“Embora projetar para eficiência seja a melhor maneira de alcançar altos níveis de conservação de energia, há muitos retrofits (modernizações) em isolamento e atualizações de eficiência que podem ajudar a reduzir a demanda”.

O Guia de Economia de Energia do Departamento de Energia dos EUA fornece dicas adicionais sobre como economizar dinheiro e energia em casa”.

Ver fontes do artigo:

1. "Princípios básicos da energia solar". Laboratório Nacional de Energia Renovável.

2. WINDExchange. Guia do Small Wind. Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável dos EUA.

3. "Sistemas de micro-hidrelétricas." Departamento de Energia dos EUA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.