CI

Brasil vai exportar serviços de gerenciamento de irrigação em 2018

Área internacional deverá representar 20% do faturamento 


Irriger anuncia ampliação de atuação no mercado externo, onde faltam empresas no segmento. Área internacional deverá representar 20% do faturamento 

A Irriger, empresa brasileira de gerenciamento de irrigação pertencente a o grupo Valmont, anunciou que vai ampliar sua atuação no mercado externo em 2018. As negociações internacionais passarão a responder por 20% do faturamento. 

“É um mercado extremamente promissor. O nível de competitividade é muito pequeno. Existem poucas empresas no mercado que atuam na gestão de irrigação em outros países”, explica o engenheiro agrônomo e diretor da Irriger, Hiran Medeiros Moreira. 

Atualmente, além do Brasil, a Irriger atende clientes na Argentina, Bolívia, Rússia, Ucrânia, Sudão e Estados Unidos. A intenção é que, a partir de janeiro de 2018, a empresa consiga ampliar e fortalecer a atuação nestes mercados e conquistar novos: como toda América Latina, Norte da África e outros países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Egito, Turquia, Índia e Paquistão. “Por isso, este ano investimos forte na estruturação da empresa para a execução deste forte projeto de internacionalização”, comenta Moreira. 

Para o cumprimento da meta audaciosa, as estratégias começaram com  fortes investimentos em tecnologia, além de ampliação de equipe que hoje inclui dez pessoas capacitadas para atuação internacional. “Fizemos evoluções tecnológicas na plataforma e estruturamos um time de tecnologia baseado em Uberaba. Tudo isso para termos o objetivo de termos, seguramente, a melhor plataforma tecnologia de gestão de irrigação  conecta com recursos de automação e processamento de imagem de satélite que existe no mercado hoje”, define Hiran, que, desde maio de 2017, participa de reuniões com lideranças internacionais da Valmont.

Hiran Moreira detalha que o trabalho de expansão será conjunto, posicionando a Irriger como uma empresa que oferece serviços para garantir o melhor uso do pivô Valley, promovendo uma irrigação sustentável. “Maximizando assim a produção de alimentos por volume de água utilizado na irrigação”, destaca. 

No caso do trabalho em solo americano, ele acontecerá em parceria com a CES, empresa americana, também pertencente ao grupo Valmont, de consultoria ambiental e responsável pelo mercado de gestão de irrigação no país. Inicialmente, os trabalhos serão concentrados nos estados de Washington e Oregon. “A CES fará o trabalho operacional de atendimento com o auxílio da nossa plataforma e com pessoal treinado por nós”, informa. 

Além disso, como projeto piloto nos Estados Unidos, uma plataforma moderna vem sendo aprimorada desde maio de 2017, quando a Irriger iniciou um trabalho de integração do Irriger Connect com a Base Station 3. O desenvolvimento foi feito pelo time tecnológico na sede da Valmont em Omaha, no Nebraska. comenta que uma nova marca foi desenvolvida para a atuação da empresa no mercado americano: a Valley Scheduling. Nos EUA, a gestão da irrigação é conhecida como “scheduling irrigation”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.