CI

Colheita de café, cana e milho deve acelerar com tempo seco

Uma massa seca e polar na maior parte do Brasil garantirá condições secas durante pelo menos uma semana e possivelmente por mais tempo


Previsões de tempo seco no Brasil, pelo menos durante a próxima semana, permitirão que agricultores acelerem a colheita de café, cana, milho segunda safra e outras culturas, após um início lento devido a chuvas incomuns para a época na região centro-sul do país. O meteorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima, disse que uma massa seca e polar na maior parte do Brasil garantirá condições secas durante pelo menos uma semana e possivelmente por mais tempo.

"Com isso, teríamos boas condições para a colheita de café, cana, milho e algodão, entre outros produtos", disse ele. "Será um clima perfeito para os trabalhos de campo."

O Thomson Reuters Weather Dashboard mostra basicamente zero precipitação acumulada até 7 de julho no grande cinturão de cana em torno de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. A mesma previsão aplica-se à região produtora de café de Minas Gerais.

A colheita de cana do centro-sul do Brasil está cerca de 30 milhões de toneladas atrasada na comparação com a safra do ano passado, de acordo com o último relatório da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). A colheita de café também está atrasada ante o ano passado e em comparação com a média nos últimos cinco anos. O mesmo está acontecendo com a colheita da segunda safra de milho. Embora algumas casas comerciais apontem possíveis geadas na região centro-sul nos próximos dias, Santos disse que não vê esse risco, já que as temperaturas não devem cair para níveis que levam ao fenômeno climático.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.