CI

Evento em São Gabriel reúne produtores de soja e milho do município

Com o objetivo de esclarecer dúvidas dos produtores de soja e milho assistidos pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Gabriel


Com o objetivo de esclarecer dúvidas dos produtores de soja e milho assistidos pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Gabriel, os moradores da localidade do Pavão assistiram a uma palestra sobre Conservação de Solos, ministrada pelo assistente técnico estadual em Solos da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Edemar Valdir Streck. A atividade aconteceu na última quarta-feira (19/07), na sede da comunidade, quando também foi divulgado o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água.

Na oportunidade, Streck abordou os tipos de solos e suas aptidões agrícolas, exemplificando que as maiores perdas são causadas por mau manejo, ressaltando que devemos manter o solo sempre coberto, o que reduz a erosão e evita a perda de adubo e de matéria orgânica.

Destacado pelo extensionista de São Gabriel, Renato Juli, os produtores que fazem Integração Lavoura-Pecuária devem ter o cuidado para manter certa quantidade de massa verde ou palhada sobre o solo, que servirá de ?cama? para a cultura da soja.

?Esta palestra foi de suma importância para nossos assistidos que cultivam em solos arenosos, que são frágeis e necessitam de manejo adequado para não destruir o seus meios de produção, que com as chuvas carregam fertilizantes e matéria orgânica, assoreando sangas e rios?, completa Juli.

Outros assuntos abordados na palestra foram os detalhes que o produtor deve considerar na coleta e análise dos solos, para que sejam encaminhados ao laboratório para análise físico-química, além de esclarecimientos sobre subsolagem e construção de terraços para conter a erosão.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.