CI

Exportação de milho do Brasil em outubro perde ritmo ante setembro, diz Secex

No mês passado, as exportações nacionais atingiram o segundo maior volume mensal da história.


As exportações brasileiras de milho em outubro se mantêm quase cinco vezes maiores frente às do ano passado, mas perderam ritmo ante as registradas em setembro, sinalizando que o pico das vendas já pode ter passado. Conforme dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil embarcou nas três primeiras semanas de outubro (14 dias úteis) uma média de 266,5 mil toneladas de milho por dia, contra apenas 55,1 mil toneladas há um ano e 295,7 mil toneladas no fechado de setembro.

No mês passado, as exportações nacionais atingiram o segundo maior volume mensal da história. Em 2017, os produtores brasileiros retardaram as exportações de milho em razão dos baixos preços do cereal, reflexo de uma safra recorde de quase 100 milhões de toneladas. A situação levou o governo a realizar a maior subvenção ao milho em quatro anos para estimular o escoamento da produção, em especial para exportações, com leilões de prêmio para o transporte de mais de 9 milhões de toneladas de milho.

ACUMULADO

Até agora em outubro, o Brasil já exportou 3,73 milhões de toneladas de milho, elevando o acumulado no ano para cerca de 20,5 milhões de toneladas. Embora ainda faltem sete dias úteis para o término de outubro, o volume acumulado em 2017 já é levemente maior que o de quase 20 milhões de toneladas alcançado nos 10 primeiros meses do ano passado, segundo os números da Secex.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.