CI

Geada no Mato Grosso do Sul?

Fenômeno climático pode favorecer a ocorrência de geada


Foto: Nadia Borges

A Embrapa Agropecuária Oeste fez um alerta para o risco de ocorrer geada no mês de junho de 2021, na região sul de Mato Grosso do Sul. De acordo com os dados informados pela Embrapa, dados do modelo de previsão demonstram que a probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 75%, podendo acontecer sob qualquer intensidade, desde fraca até forte.

As geadas representam um fator de risco à produtividade no campo, especialmente para as lavouras de milho safrinha. O milho safrinha é a principal cultura de outono-inverno em Mato Grosso do Sul e a maior parte dessas lavouras ficam na região sul. Nessa região também existem áreas expressivas cultivadas com cana-de-açúcar e com pastagens. As geadas são motivo de grande preocupação por parte dos produtores, especialmente se elas ocorrem cedo. 

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Danilton Flumignan, explica que ainda que a extensão do prejuízo está associada à intensidade da geada e a fase de desenvolvimento do milho e acrescenta “é justamente por esse motivo que o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) estabelece que, nesta região, a época limite para a semeadura do milho safrinha é o mês de março. A data mais apropriada depende do município, do tipo de solo e da cultivar utilizada”.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.