CI

Limpeza de silos é fundamental no combate às pragas

Veja como fazer limpeza de silo corretamente


Foto: Divulgação

As pragas agrícolas comprometem e reduzem a qualidade dos grãos em todas as regiões do país. Combater essas ameaças que atacam a produtividade da lavoura tem sido um desafio ao produtor, que precisa preservar a produtividade no campo. Os cuidados para evitar prejuízos se estendem da lavoura até os locais de armazenagem.

Uma etapa fundamental desse processo é a correta limpeza dos silos graneleiros. Esses espaços devem ser considerados como os cofres da propriedade rural e os cuidados para mantê-los protegidos devem ser rigorosos. Assegurar a qualidade do produto pós-colheita é essencial para não perder o rendimento conquistado na colheita e preservar os investimentos feitos durante toda uma safra, evitando alto prejuízo financeiro.

Como fazer limpeza de silo corretamente:

A higienização do silo ocorre quando ele estiver vazio. Primeiro, são utilizados mecanismos para remover resquícios de alimento que tenham se prendido às paredes internas do armazém. É preciso retirar completamente o produto mofado ou estragado. Além de comprometer os grãos sadios da próxima safra, o conteúdo remanescente do armazenamento anterior pode esconder focos de pragas. Isso porque algumas espécies de insetos se reproduzem no interior do vegetal.

A limpeza das instalações compreende não só a unidade de estocagem em si, mas também os corredores, as passarelas, os túneis, os elevadores e as moengas. Dessa forma, o ambiente fica ainda mais protegido dos seres indesejados. Cabe ressaltar que se trata de um trabalho relativamente simples. Por outro lado, existem critérios de segurança que devem ser observados. São as áreas que não foram projetadas para ocupação humana, com ventilação insuficiente ou meios limitados de entrada e saída.  

Por isso, é fundamental contratar uma empresa especializada neste serviço. “Antes de realizar a higienização e a manutenção do local, a equipe responsável precisa eliminar os riscos. Incluindo medidas para isolar e sinalizar o perímetro, já que apenas pessoal autorizado pode circular por ali durante o serviço.

Em acréscimo, são usados equipamentos de comunicação e iluminação de emergência, entre outros itens, para facilitar a evacuação em caso de imprevisto. Também é bom lembrar que estamos falando de estruturas gigantescas, que pressupõem o trabalho em altura. Todas essas exigências devem ser seguidas à risca pela equipe de manutenção. Por isso, é fundamental ter profissionais treinados e que seguem as melhores práticas para garantir resultados eficientes sem comprometer a segurança dos envolvidos” destaca Jefferson Hoffmann, Diretor da Desinservice, empresa que atua há dez anos e é referência neste serviço. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.