CI

Plataforma lista soja por resistência a doenças

Produtor pode filtrar a cultivar mais adequada para a sua necessidade


Foto: Divulgação

A plataforma gratuita PlantUP, desenvolvida pelo Grupo ATTO, de Rondonópolis (MT), traz informações importantes para o planejamento da safra de soja. São dados como as melhores cultivares de cada região e a época de plantio onde há melhor performance.

Agora o sistema passa a disponibilizar uma classificação das variedades de soja conforma a resistência a nematoides e doenças. A novidade permite ver a performance das mesmas em talhões que tinham esses problemas, aumentando ainda mais a assertividade na escolha. 

“O agricultor consegue selecionar o problema que ele tem em sua propriedade, e a plataforma entrega a lista de opções de cultivares que apresentam algum tipo de resistência a esse problema. Junto com isso, nas visões, o agricultor pode filtrar os talhões que tinham problema de nematoides e ver se a cultivar selecionada se confirma como uma boa opção”, afirma Odilio Balbinotti Filho, CEO do Grupo.

A tecnologia se baseia em campos de desempenho inseridos anteriormente na plataforma. O agricultor já tinha a possibilidade de informar se determinada área tem a presença de nematoides e qual a pressão deles, contando com filtros que permitem saber quais cultivares apresentam resistências aos vermes e quais delas tiveram as melhores performances.

Outra ferramenta que amplia a visão do agricultor sobre suas lavouras é o da “cultura antecessora”, onde é possível cadastrar a cultura anteriormente plantada naquele talhão e, com isso, ter a opção de comparar a produtividade da sua cultura principal sobre diversas palhadas ou outras culturas que foram utilizadas.

Além disso, o agricultor tem a opção de indicar se determinado talhão apresentou algum tipo de “limitação de produtividade” como, por exemplo, clima, fertilidade ou manejo. Isso também ajudará a sofisticar e entender melhor alguns resultados quando estiver analisando a região.

A plataforma, que pode ser acessada pelo site meuplantup.com ou pelo aplicativo Android e iOS, já conta com 12 milhões de hectares para análise e mais de 1,7 mil agricultores cadastrados de mais de 340 municípios do Brasil. Atualmente conta com resultados de 462 cultivares de milho, 481 cultivares de soja e 34 cultivares de algodão.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.