CI

Preço da soja dispara no Brasil

Com um câmbio desvalorizado, as exportações continuam aceleradas


Foto: Leonardo Gottems

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quinta-feira (06.08) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas para exportação subindo 2,79% nos portos, para R$ 124,31/saca (contra R$ 120,94/saca do dia anterior). Com isso o ganho acumulado nos portos neste mês ficou em 4,36%.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, no Brasil o cenário está totalmente diferente da estagnação dos Estados Unidos: “Com um câmbio desvalorizado, as exportações continuam aceleradas. Entretanto, o milho para embarque em Setembro no Brasil já é o cereal mais caro do mundo para exportação, reflexos das recentes altas no país”.

A equipe de analistas da T&F Consultoria Agroeconômica aponta que “no Brasil as estimativas privadas correm um volume de 132 milhões de toneladas para a nova safra. Enquanto isso, o mercado acompanha de perto a disputa comercial entre China e Estados Unidos”.

CHINA

Ainda de acordo com a T&F, foi mais um dia ativo, com a China comprando mais sete cargos nos EUA e mais três no Brasil: “Os relatórios recebidos da China informam que a Cofco foi a compradora mais ativa nesta quinta-feira, tendo adquirido cerca de sete cargos nos EUA, praticamente todos no Golfo, a preços entre +219 e +222 para outubro. No Brasil a estatal chinesa teria adquirido três cargos”.

“As posições no Golfo estavam mais fracas, com a China pressionando para comprar apenas outubro. Mas, os compradores tiveram dificuldades de encontrar o que queriam. Os prêmios FOB portos de Origem no Brasil continuam elevados ao redor de +180U, contra + 115U da Argentina e +105U da soja norte-americana. No mercado de Paper de Paranaguá negociou setembro 2020 a + 170X”, completa a equipe de analistas da T&F.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.