CI

RS: Selbach comemora aniversário com Tarde dos Feirantes

A cidade de Selbach, na região do Alto Jacuí, completou 56 anos no dia 13 de maio


Foto: Divulgação

A cidade de Selbach, na região do Alto Jacuí, completou 56 anos no dia 13 de maio e para comemorar o aniversário promoveu, no dia 12 de maio, a Tarde dos Feirantes. O evento, realizado no Calçadão da Avenida Jacuí, foi promovido pela Prefeitura de Selbach, Grupo de Feirantes, Grupo de Artesanato Rural de Selbach (Artemasel) e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Com o objetivo de valorizar a produção e a cultura local, durante o evento os feirantes puderam divulgar e comercializar hortaliças, flores, folhagens. Além disso, o Grupo Artemasel divulgou a cultura de artesãos, que vem sendo preservada há várias gerações.

Durante a Tarde dos Feirantes, a equipe da Emater/RS-Ascar divulgou produtos tradicionalmente comercializados na Feira do Produtor que ocorre no mesmo local nas tardes das sextas-feiras. Quem prestigiou o evento pode degustar pães integrais e de milho, acompanhados com patê de cenoura cozida, patê de ricota e manteiga aromatizada. Além disso, o público também recebeu informações sobre chás de capim cidreira (Cymbopogon citratus) e hibisco e sobre a produção de mudas da espinheira santa, cancorosa ou cancrosa (Maytenus Ilicifolia) e ora-pro-nóbis (Pereskia Aculeata).

Ainda durante a Tarde dos Feirantes, funcionários municipais da Secretaria da Saúde fizeram a aferição da pressão arterial e do nível de glicose no sangue, além de divulgarem cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Dentre os participantes, estiveram presentes os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger. Os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Emater/RS-Ascar e dos feirantes que produzem alimentos. Muito desses alimentos são saboreados diariamente pelos alunos, na merenda da escola, pois alguns agricultores fornecem sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que destina esses produtos para as escolas da rede pública de ensino.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.