CI

Fagundes Varela tem Ciclo de Palestras sobre Pastagem

Ciclo de Palestras sobre Pastagem, realizado na última sexta-feira (28/09) no auditório municipal de Fagundes Varela, mobilizou a comunidade


O Ciclo de Palestras sobre Pastagem, realizado na última sexta-feira (28/09) no auditório municipal de Fagundes Varela, mobilizou a comunidade. Além das palestras, na abertura do evento foi feita a entrega de exemplares impressos do e-book ?Produção de Leite no RS, 105 histórias inspiradoras da Agricultura Familiar?, lançado recentemente pela Emater/RS-Ascar. Receberam os impressos as quatro famílias do município que constam no material, e também para o prefeito em exercício, Dirceu Binda.

Uma das participantes que tem a história de sua família contada no e-book, Ivânia Binda, deu um depoimento, contando que no início a família era desconfiada com as mudanças propostas pela Extensão Rural e Social no manejo da atividade leiteira, mas que, conforme foram realizando as alterações, os resultados foram acontecendo. ?A gente não fazia contas, não colocava as coisas no papel e achava até que estava indo tudo bem. Com a gestão, pudemos ter uma noção melhor e saber o que fazer para melhorar?, relatou Ivânia. 

A família Binda é uma Unidade de Referência do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, executado pela Emater/RS-Ascar, e, a partir do primeiro ano no programa, aumentou a renda em 540% com as intervenções propostas pela Extensão Rural e Social para a produção de leite à base de pastagem.

Na primeira palestra, com o tema ?Altos rendimentos com pasto no verão?, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, abordou os tipos de pastagem disponíveis no mercado para o verão, e os métodos de implantação e de manejo das forrageiras para alta produção e alta qualidade nutricional através do pastoreio rotativo. De acordo com ele, um dos principais problemas enfrentados com pastagens no verão é a queda no consumo devido às temperaturas elevadas que causam estresse térmico por calor aos bovinos, provocando queda de produtividade e a perda do ponto de pastejo das forrageiras, que acabam não sendo consumidas.

?Isto pode ser amenizado com algumas técnicas que podem ser empregadas pelos bovinocultores para aumentar o consumo de pasto nos horários de temperaturas mais amenas do dia. E acelerando a rotação dos piquetes para adequar ao crescimento das pastagens, o ponto de pastejo pode ser facilmente controlado, permitindo aumento da produtividade a partir do maior consumo de forragem no ponto certo de pastejo?, ressalta Ebert.

Na sequência, Felipe Sangali, analista técnico comercial da Yara, explanou sobre ?Adubação de Resultados em Pastagem?. Ele abordou a importância da análise de solo para conhecer o nível de fertilidade química do solo e a necessidade de correção e aplicação de nutrientes. O analista também explicou os principais nutrientes necessários na adubação em pastagens e apresentou dados de trabalhos realizados na região que mostram o potencial de aumento produtivo a partir de um bom manejo de adubação nas pastagens com as opções de fertilizantes ofertadas. Para finalizar, Sangali apresentou um programa nutricional para pastagens, formulado especificamente para atender às demandas e elevar a produção de forragem das pastagens. 

O Ciclo de Palestras sobre Pastagem reuniu 30 participantes e foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Yara, Prefeitura de Fagundes Varela e Sicredi. O prefeito em exercício também apresentou dados de incentivo à agropecuária através do Programa de Impulsão Agropecuária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.