CI

O mundo está melhor ou pior?

Prof. Pinker afirma é que os pessimistas estão redondamente errados e o que o mundo está a cada dia melhor e não pior


Acabo de ler um livro muito interessante, publicado agora em 2018, de autoria de Steven Pinker, um psicólogo canadense, atualmente professor da Universidade de Harvard. O título é Enlightenment Now: The Case for Reason, Science, Humanism and Progress, editora Viking, 576 páginas (ainda não traduzido para a língua portuguesa até esta data) e que numa tradução livre pode ser Iluminismo Agora: o tempo da razão, da ciência, do humanismo e do progresso. Bill Gates (Microsoft) disse ser esse “o meu livro favorito de todos os tempos” e o livro vem recebendo críticas positivas das maiores revistas e jornais do mundo inteiro.

Em síntese, o que o Prof. Pinker afirma é que os pessimistas estão redondamente errados e o que o mundo está a cada dia melhor e não pior. 

Para provar sua tese, ele utiliza uma enorme quantidade de dados sobre saúde, sustentabilidade, riqueza, desigualdade, meio-ambiente, paz, segurança, terrorismo, democracia, direitos humanos, conhecimento, qualidade de vida, felicidade, etc. (cada um desses temas são capítulos do livro) e em todos os campos, ele demonstra com números, dados e fontes confiáveis, que o mundo hoje é muitas vezes melhor, em todos esses setores, do que há anos. 

“Qualquer pessoa que leia um jornal hoje, chegará à conclusão de que vivemos num mundo cheio de horrores.  A Síria ainda está em guerra. Mais um lunático teve um acesso de fúria em uma escola americana matando crianças. O tom do debate político nunca foi tão grosseiro e venenoso quanto hoje” .

Porém, diz ele, se usarmos a razão e não a emoção, veremos  que o número de pessoas em extrema pobreza no mundo diminui 137.000 por dia; que  a distribuição da riqueza é a mais uniforme dos últimos 200 anos e o mundo se tornou 100 vezes mais rico; que o número de pessoas mortas em guerra hoje é menos de 1/4 do que na década de 1980; que durante o século XX os americanos se tornaram 96% menos propensos a morrer de acidente automobilístico, 92% menos propensos a morrer num incêndio  e têm 95% menos chance de morrer num acidente de trabalho. 

Em todo o mundo, aponta ele, o índice de QI (quociente de inteligência) aumentou 30 pontos em 100 anos, o que significa que a média de hoje é melhor que 98% das pessoas há um século, isso devido à melhor nutrição e estimulação. 

Há dois séculos, apenas 1% das pessoas viviam em democracias, e até mesmo às mulheres e homens da classe trabalhadora era negado o direito de votar. Agora dois terços das pessoas vivem em democracias e até estados autoritários como a China são mais livres do que eram no passado.

As cidades do mundo, prova ele, eram muito mais violentas do que hoje. O que temos é uma enxurrada de informação a cada minuto mostrando o que antes não se conhecia.

Em seu capítulo chamado Progressofobia, ele afirma que intelectuais, que se dizem “progressistas”, na verdade odeiam o progresso. Jornalistas classificam de “ingênuo”, “Alice no País das Maravilhas”, “Poliana” e outros termos mais agressivos, qualquer pessoa que ouse mostrar dados racionais provando que o mundo não está desmoronando como eles querem e que  salvo uma tempestade catastrófica de asteroides ou uma guerra nuclear, é provável que o mundo continue a melhorar.

Vale ler. O mundo e o ser humano são melhores hoje. Acredite!

Pense nisso. Sucesso!
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.