CI

Lagarta das fruteiras

(Argyrotaenia sphaleropa) Culturas Afetadas: Pêssego, Uva

É um inseto polífago, sendo os adultos pequenas mariposas (12 a 18 mm) que possuem hábito crepuscular e notumo. A oviposição ocorre à noite, com deposição de ovos em massas irregulares e ligeiramente superpostos, sempre em superfícies lísas, principalmente na face superior das folhas. Cada fêmea  oviposita entre 240 a 270 ovos, tendo estes uma longevidade média de sete dias. , Quando criadas em folhas de videira, o desenvolvimento do inseto apresenta duração do período ovo-adulto de aproximadamente 31 dias na temperatura de 26ºC, sendo seis dias como ovo, dezenove como lagarta e seis como pupa.

Danos: Suas lagartas são de coloração verde-dara, bastante ativas o inseto pode se alimentar de brotos, folhas, flores e frutos de um grande número de espécies de plantas, induindo árvores, arbustos e ervas. As lagartas mostram forte tendência em permanecerem ocultas durante todo o seu desenvolvimento, escondendo-se logo após a eclosão na face inferior das folhas de videira. Neste local, constroem um abrigo de fios de seda, em forma de galeria. A medida que se desenvolvem, dobram a folha onde se encontram, alojando-se no seu interior, ou unem duas ou mais folhas, permanecendo entre elas. Além das folhas, as lagartas se alimentam dos cachos, onde danificam o pedúnculo que sustenta a baga, perfurando-o. Lagartas de tamanho maior se alojam entre as bagas, alimentando-se superficialmente das mesmas, sendo sua presença evidenciada por filamentos sedosos e excrementos entre as bagas.

Controle: Controle químico através do uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.