CI

Uso de sementes de qualidade é primordial na ILP

Maior produção de matéria seca na parte aérea, que resulta em maior ganho de peso e lotação


Foto: Marcel Oliveira

Uma das alternativas mais em voga atualmente quando se trata em produção agrícola aliado a preservação e menor impacto no meio ambiente é a Integração Lavoura Pecuária (ILT). O método consiste em explorar atividades agrícolas e pecuárias, de forma integrada, gerando mais eficiência no uso de recursos naturais, possibilitando maior estabilidade de produção e rentabilidade para o produtor. 

Conforme Thiago Gaudêncio, supervisor de vendas da Barenbrug do Brasil, a ILP é realidade no país há, pelo menos, cinco anos. “É um sistema que tem crescido bastante e a tendência é aumentar ainda mais, uma vez que o preço da arroba do boi está mais competitivo no mercado”, explica Gaudêncio.

Mas para poder gerar renda com a ILP, a semente utilizada nas lavouras precisa ser de alta qualidade. No caso de pastagens forrageiras, onde a intenção é de cobertura de 100% do solo sem a presença de patógenos e contaminação de plantas daninhas, a priorização da qualidade nas sementes é primordial. E para isso, uma das alternativas de alto padrão de qualidade e uniformidade é a Brachiaria híbrida cv. Mulato II, da Barenbrug do Brasil.

Um dos principais diferenciais da forrageira é a maior produção de matéria seca na parte aérea, que resulta em maior ganho de peso e lotação por área, entregando mais arroba por hectare. “Em comparação com a Brachiaria ruziziensis, por exemplo, o Mulato II oferece de 16% a 20% a mais de forragem acumulada”, comenta Gaudêncio.

Já em relação a matéria seca de raízes, a braquiária híbrida da Barenbrug também entrega muito mais ao produtor, especificamente, 1,1 arroba por hectare a mais em comparação com a Ruzizensis, considerando um ciclo de pastejo de quatro meses na entressafra. Essa alta produção resulta em um incremento do teor de matéria orgânica do solo, através da ação microbiana e, assim, melhora a fertilidade do solo. 

A semente do Mulato II é comercializada com pureza mínima de 95% e com o novo tratamento que recebe da marca Yellow Jacket. Além de fungicida, a tecnologia Yellow Jacket inclui inseticidas de amplo espectro, complexo de macro e micronutrientes e bioestimulantes, formulação que proporciona uma maior proteção inicial das plântulas e velocidade no estabelecimento da forrageira na área.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.