CI

A importância de um setor organizado


Gabriel Colle

Desde os tempos mais remotos o homem foi desafiado a buscar o seu próprio sustento, a garantir o alimento da sua família. Os anos foram passando e isso continua valendo, porém com algumas mudanças importantes nas suas “lutas” e formas de buscar a sobrevivência.
Isso quando falamos da sobrevivência individual ou no máximo, da sua família. Com a alteração na forma com que as pessoas vivem no últimos anos e o nascimento da organização de associações, sindicatos, federações, confederações, entre outras entidades, que representam setores, percebeu-se que, através da UNIÃO, é possível fortalecer todo um setor. Nesse caso, passou-se a valorizar muito mais a organização em grupos, para potencializar resultados que venham a beneficiar os membros deste grupo.
Muitas vantagens são percebidas quando as demandas são levadas adiante através de uma entidade organizada formalmente: aumento da capacidade de barganha, incremento significativo de números que venham a chamar a atenção das autoridades, aceleração do atendimento das demandas, queda significativa dos custos administrativos envolvidos no trabalho, reconhecimento por parte de autoridades da existência de assuntos setoriais, entre outras tantas vantagens que são oferecidas para empresas que fazem parte de entidades de classe.
Assim sendo, a melhor opção para o crescimento e desenvolvimento de um setor, é estar organizado dentro de uma entidade com credibilidade, com demandas bem definidas, possuindo capacidade de articulação com os atores governamentais e/ou empresariais, que afetam diretamente o setor, pois somente dessa forma será possível avançar e ter suas demandas atendidas, beneficiando os membros dessa entidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.