CI
Nome do Evento
II Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Soja
4 a 8 de Dezembro de 2017

II Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Soja

Descrição do evento

O Curso

A produção de semente de soja de elevada qualidade é um desafio para o setor sementeiro, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Nessas regiões, a produção de sementes de soja só é possível, mediante a adoção de técnicas especiais. A não utilização dessas técnicas poderá resultar na produção de semente com qualidade inferior, que, caso semeada, resultará em severas reduções de produtividade.

Uma vez que a soja tem em sua composição elevados índices de óleo (18-20%) e de proteína (36-40%), componentes extremamente perecíveis, a semente de soja está sujeita às sérias consequências dos diversos processos que contribuem para a sua deterioração, tanto no campo, quanto durante o armazenamento. Além disso, a semente de soja é muito sensível aos danos mecânicos, uma vez que seus constituintes estão situados sob a tênue proteção de um tegumento pouco espesso e que não oferece proteção à mesma. O dano mecânico, que pode ocorrer principalmente durante a operação de trilha na colheita, e a deterioração no campo em pré-colheita, são os principais fatores que mais reduzem a qualidade das sementes de soja.

A qualidade da semente é estabelecida no campo, onde estresses climáticos e nutricionais, frequentemente associados com danos causados por insetos e por microrganismos, são considerados como as principais causas da deterioração da semente. Assim sendo, pode-se dizer que “a semente é feita no campo”. Nas demais etapas do sistema de produção, como por exemplo, colheita, recepção, secagem, beneficiamento e armazenagem, são utilizadas técnicas específicas para manter a qualidade das mesmas. A adoção de técnicas inapropriadas durante todo o sistema de produção das sementes contribuirá para a redução de sua qualidade.

Informações gerais

04/12/2017
Indefinido
PR - Londrina

Público Alvo

O Curso é direcionado a profissionais diretamente envolvidos em todas as etapas de produção de sementes de soja, seja no campo, na UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), ou na armazenagem.

Metodologia

A programação do Curso contempla AULAS TEÓRICAS sobre as principais e mais modernas técnicas para a produção de sementes de alta qualidade, que devem ser adotadas já no campo, antes mesmo de sua semeadura, por meio da seleção do local dos campos de produção, do escalonamento da semeadura, da adoção das melhores épocas de semeadura, dentre outras práticas. Os manejos adequados de percevejos sugadores e de doenças têm importância fundamental para a produção de sementes vigorosas e serão temas do curso. O momento ideal de colheita, assim como cuidados com regulagens das máquinas colhedoras são cuidados essenciais para evitar danificação mecânica durante a operação de trilha são de suma importância para evitar a perda de qualidade das sementes de soja. Além disso, o MIPSementes, Manejo Integrado de Pragas de Sementes Armazenadas, aspecto esse que começa a preocupar o setor produtivo, será apresentado no evento. Avanços recentes sobre o uso da Biotecnologia e a qualidade das sementes serão também abordados. Como um dos focos principais do curso, serão cobertas em detalhes as técnicas de recepção, secagem, beneficiamento, armazenagem (climatizada ou não), transporte e semeadura que visam manter, e em algumas situações, aprimorar a qualidade das sementes. A patologia de sementes e o tratamento das mesmas, a nível industrial e na fazenda, serão cobertos em minúcias. Finalizando, serão apresentados os efeitos do vigor das sementes sobre a produtividade da lavoura, abordando aspectos que confirmam a importância da instalação da lavoura com sementes de elevada qualidade.

Programação: http://www.tecsementes.agr.br/

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.