“Hemoglobina” da soja é segura para consumo humano

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Imagem: Divulgação Aleph
DECISÃO JUDICIAL

“Hemoglobina” da soja é segura para consumo humano

"Grupo ativista anticientífico vem espalhando mentiras há anos”, diz Impossible Foods
Por: -Leonardo Gottems

A empresa Impossible Foods vai poder continuar a usar a chamada “leghemoglobina de soja”, ou “heme” para produzir sua carne vegetal à base de soja. Foi o que decidiu o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos do 9º Circuito, que manteve a liberação do FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA), segundo o qual o composto é seguro para consumo humano.

A decisão do FDA havia sido contestada em uma ação judicial movida no início deste ano pelo CFS (Centro de Segurança Alimentar). Os ativistas alegavam que o órgão governamental de defesa da saúde pública não havia realizado “nenhum dos estudos em animais de longo prazo [necessários] para determinar se [a leghemoglobina de soja] prejudica ou não a saúde humana”.

De acordo com o portal AgFunder, o heme é um ingrediente fundamental para a Impossible Foods, que o retira das raízes das plantas de soja. O composto é o que faz a carne vegetal ter sabor de carne animal e possibilita que o produto “sangre” como uma carne malpassada.

“Aplaudimos a decisão do tribunal [de] rejeitar a petição sem mérito do [CFS] - um grupo ativista anticientífico e anti-OGM que vem espalhando mentiras há anos”, disse a diretora de comunicações da Impossible Foods, Rachel Konrad.

A advogada sênior do CFS, Sylvia Wu, disse que o reclamante está “decepcionado com a decisão do tribunal [que] permitirá que hambúrguer impossível e outros hambúrgueres sem carne sejam feitos com um novo produto químico geneticamente modificado, sem conduzir quaisquer estudos de saúde de longo prazo”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink