CI

Argentina registra 42 novas variedades de soja em 2018

A Monsanto, a Bioceres e a Dolinkue registram duas novas variedades.


Uma pesquisa realizada pela RIA Consultores sobre o banco de dados do Instituto Nacional de Sementes (INASE), informou que 42 novas variedades de soja foram registradas. De acordo com a pesquisa, essa é a maior quantidade desde que a Aliança Cambiemos subiu ao governo em dezembro de 2015. 

Mais uma vez, uma empresa chamada Asociados Don Mario foi a maior criadora de novas variedades de soja no ano de 2018, registrando um total de 21 variedades, ou 50% do total que foi registrado. A empresa liderada pelo engenheiro agrônomo Gerardo Bartolomé registrou 10 variedades não-transgênicas, que são focadas no desenvolvimento de um mercado de canais não transgênicos. 

Nesse cenário, a Nidera Seeds, a Sursem e a Criadero Santa Rosa ocuparam o segundo lugar do ranking com 4 novas variedades cada uma. A Santa Rosa é uma empresa de criação cooperativa que também opera no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia. No entanto, a Sursem, uma empresa privada sediada na cidade de Pergamino, foi adquirida recentemente pela empresa francesa Limagrain e a Nidera Seeds foi adquirida pela Syngenta (ChemChina) durante a COFCO em 2017. 

De acordo com a pesquisa da RIA Consultores, o traço original do Roundup Ready que ainda não foi patenteado, foi o mais comum nas novas variedades, respondendo por 22 delas. A segunda geração RR empilhada com resistência a insetos (tecnologia Intacta) estava presente em outras 10 novas variedades. Todas as 42 novas variedades foram desenvolvidas na Argentina. 

Além das empresas já citadas, a Monsanto, a Bioceres e a Dolinkue registram duas novas variedades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.