CI

China propõe 'aliança da soja' com a Rússia

Os Estados Unidos e o Brasil fornecem atualmente cerca de 90% das importações de soja da China


Foto: Ivan Bueno/APPA

A China está propondo uma “aliança da indústria da soja” com a Rússia, uma vez que visa garantir um amplo suprimento de soja no futuro próximo, de acordo com o South China Morning Post. Durante uma videoconferência em 26 de agosto com o Ministro de Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Tshetnikov, o Ministro do Comércio da China, Zhong Chan, pediu uma cooperação mais estreita com a Rússia em todas as áreas da cadeia de abastecimento da soja. 

Um comunicado do Ministério chinês pediu aos países que “combinem” suas principais áreas de produção de soja e construam uma aliança industrial. Embora a Rússia não seja um grande produtor de soja, as mudanças climáticas estão trazendo mais terras para a produção na região norte do país, tornando provável um aumento na produção nos próximos anos. 

A proposta surge em um momento em que as relações entre a China e os Estados Unidos, por muitos anos o maior fornecedor de soja da China, estão cada vez mais tensas, indicou o portal world-grain.com. Os Estados Unidos e o Brasil fornecem atualmente cerca de 90% das importações de soja da China. 

A proposta de aliança vem depois que China e Rússia, que atualmente responde por menos de 1% das importações da China, assinaram um acordo de cooperação em soja em 2019, com a intenção de aumentar as importações da Rússia para pelo menos 3,7 milhões de toneladas até 2024, segundo o South China Morning Post. A China é o maior consumidor mundial de soja, com média de 110 milhões de toneladas consumidas a cada ano, mas sua produção doméstica é de apenas cerca de 16 milhões de toneladas anuais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.