CI

Colheita de soja alcança 59%

Tempo melhorou e fez colheita ganhar ritmo pelo país


Foto: Nadia Borges

 A consultoria AgRural apurou que a colheita da soja no Brasil chegou a 59%. Uma semana antes o percentual era de 46% e no mesmo período da safra passada estava em 66%. Os dados contabilizam até a última quinta-feira (18). 

A colheita ganhou mais ritmo, afirma a consultoria em comunicado, porque houve tempo seco em alguns Estados e, nos em que continuou chovendo, foi possível avançar no trabalho durante os períodos de tempo aberto.

Em fevereiro, a AgRural elevou sua estimativa de produção na safra 2020/21 de 131,7 milhões para 133 milhões de toneladas, e uma nova projeção sairá até o fim de março. No entanto pelo excesso de chuva deve revisar para baixo a previsão em Mato Grosso.

“Com umidade alta já há algumas semanas em pontos de Mato Grosso e do Norte/Nordeste do país, os problemas de qualidade têm se avolumado. Além disso, a grande quantidade de soja saindo do campo com umidade elevada tem causado filas de caminhões em alguns armazéns de recebimento, já que a padronização dos lotes vem demandando mais tempo devido à umidade em excesso”, observou.

Milho

A AgRural informa, ainda, que, até a última quinta-feira 90% da área prevista para a safrinha de milho 2021 estava semeada no Centro-Sul do Brasil, em comparação com 74% uma semana antes e 96% um ano atrás. Toda a região está em condições positivas de desenvolvimento, diz a consultoria, “especialmente após as chuvas registradas em áreas que estavam precisando de umidade em Mato Grosso do Sul”.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.