CI

Crotalária pode controlar nematoide

Se o plantio for solteiro usa-se 15 kg de semente por hectare. Já o cultivo consorciado com aveia, por exemplo, é feito com 8 a 10 kg por hectare


Os nematoides são velhos conhecidos dos produtores rurais e podem afetar a produtividade de culturas como soja, milho, feijão e café em até 90%. O verme, presente no solo, parasita as plantas e compromete o sistema radicular. Prejudica o desenvolvimento, crescimento, deixa as raízes deformadas e deixa as folhas amareladas. 

Extensionistas da Emater-PR estão sugerindo o plantio de Crotalaria spectabilis como forma de controlar a praga. A leguminosa é capaz de reduzir a população de nematoides no solo além de fornecer nutrientes para as plantas. No município de Doutor Camargo, noroeste do Paraná, alguns produtores já fizeram o teste no inverno, no lugar do milho safrinha, associado à rotação de culturas. "A crotalaria elimina alguns fluidos que podem diminuir a ocorrência da praga ou até mesmo eliminar o nematóide do solo. A leguminosa também aumenta o volume de matéria orgânica do solo e auxilia no controle da erosão”, afirma Sílvio Cesar dos Santo Ferrari, extensionista da Emater-PR.

O extensionista informou que o plantio da crotalária é feito com semente. "Se for o plantio solteiro usa-se 15 kg de semente por hectare. Já o cultivo consorciado com aveia, por exemplo, é feito com 8 a 10 kg por hectare", acrescentou. Ele disse que a semente precisa de boas condições de umidade e solo não compactado durante o plantio. "Noventa dias depois da semeadura acontece o florescimento. Neste período deve ser feita a dessecação ou, nas propriedades menores, o produtor pode usar o rolo-faca na área. Assim ele evita que a crotalária sementeie e cause problemas para a lavoura seguinte", explicou Ferrari. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.