CI

Emater/RS-Ascar monitora colheita da soja em Candelária

Agricultores juntamente com a Emater/RS-Ascar estão realizando o diagnóstico referente aos índices de produção perdida no ato da colheita


Com 90% da safra de soja já colhida, os agricultores do município de Candelária juntamente com os extensionistas da Emater/RS-Ascar estão realizando o diagnóstico referente aos índices de produção perdida no ato da colheita. Para tanto, é utilizado o método do ?copo medidor?. A tecnologia desenvolvida pela Embrapa permite quantificar as perdas totais da colhedora e da plataforma de corte. 

A técnica tem como objetivo alertar os produtores quanto às perdas ocorridas no momento da colheita da oleaginosa. ?Observamos que há casos em que as perdas estão abaixo do tolerado, que é de até um saco por hectare. Entretanto, há situações em que as operações de colheita devem ser ajustadas, para reduzir a perda de produto?, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Adriano Roque de Gasperin. Segundo o extensionista, os índices de perda na colheita nas lavouras de soja do município variam de 0,8 até 3,0 sacos/hectare, sendo colhidos, em média, 55 sacos por hectare.

Nos últimos anos, a área cultivada com soja no município de Candelária tem aumentando. Dados da Emater/RS-Ascar apontam que na safra 2015/2016 foram plantados 17 mil hectares e, 17,5 mil hectares na safra 2016/2017. ?No município, muitas propriedades familiares têm optado pela cultura como fonte de renda familiar, sendo que alguns agricultores que anteriormente contratavam o serviço de colheita têm decidido adquirir sua própria colhedora. Atualmente existem muitas marcas e modelos de colhedoras de diversas idades e estado de conservação. No entanto, colhedoras desajustadas pode ser uma causa de perdas de produto na execução da colheita. Velocidade excessiva da colhedora, relevos irregulares e fatores climáticos também podem ocasionar perdas de produto?, lembra o engenheiro agrônomo. 

Outro fator que tem influenciado nas perdas das lavouras é o índice de umidade dos grãos. O tempo seco nas últimas semanas registrado na região intensificou a colheita, mas favoreceu a perda de água dos grãos. ?Em alguns casos constatamos um teor de umidade no grão de 9%, o que por sim só já causa prejuízo ao produtor. O percentual máximo recomendado de umidade é de 14%, visto que se o agricultor tiver um produto com teores de umidade acima deste valor será descontada a umidade excedente, ou seja haverá desconto no peso do produto. Entretanto, se o teor de umidade for abaixo do tolerado, o produtor perderá dinheiro, pois seu produto perdeu peso?, finaliza Gasperin. A expectativa é de que, se permanecerem as boas condições climáticas, a colheita seja finalizada em dez dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.