CI

Ferrugem asiática: Paraná é o estado com situação mais agravante

As condições climáticas são favoráveis à doença e sua proliferação


O Consórcio Antiferrugem já registra 25 focos de ferrugem-asiática da soja, em áreas comerciais, na safra 2018/2019. Entre elas, 18 ocorrências já aconteceram no estado do Paraná. 

Desde que foi registrado o primeiro foco de ferrugem asiática em lavoura comercial de soja no país, dia 31 de outubro no município paranaense de Porto Mendes, novos registros da doença têm aparecido em ritmo quase diário. Em todo o Brasil, são 25 ocorrências sendo registrados nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Paraná.

As condições climáticas são favoráveis à doença e sua proliferação, portanto, tem sido bastante rápida. As chuvas chegaram mais cedo, e trouxeram a ferrugem mais cedo também. Além disso, o volume de plantas voluntárias de soja também é grande nesta temporada e esse acaba por ser um dos principais fatores que agravam o problema. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.