CI

Forte queda da soja em Chicago

Aumento da oferta mundial e redução na demanda: "Possibilidade de forte redução dos preços"


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (06.05) baixa de 12,00 pontos no contrato de Julho/19, fechando em US$ 8,3025 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 11,75 e 12,25 pontos.

Os principais contratos futuros abriram a semana intensificando as baixas no mercado norte-americano de soja, diante do endurecimento dos Estados Unidos na Guerra Comercial com a China. “A leitura do mercado foi a de que as negociações se tornaram mais difíceis e um acordo menos provável a curto prazo. O acordo ou não terá pouco reflexo a partir de agora sobre o mercado de soja, porque está cada vez mais confirmada a forte redução da demanda chinesa”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

Segundo o analista Luiz Fernando Pacheco, este fato ocorre justamente no momento em que existe um atraso no plantio de milho, que poderá reverter para aumentar o plantio de soja nos EUA nesta temporada: “A isto se soma um aumento da produção de soja na América do Sul. Tudo isto significa, de um lado, aumento da oferta mundial e, de outro, redução na demanda, com a possibilidade de forte redução dos preços”.

O relatório semanal de exportações de soja dos EUA contribuiu para dar um pouco de suporte aos preços. O USDA divulgou que foram embarcadas 600.441 toneladas na semana encerrada em 02 de maio último, um pouco acima da expectativa do mercado que estava entre 400-600 mil toneladas. Na semana anterior tinham sido exportadas 507.285 toneladas e na mesma semana do ano passado 534.940 tons. O acumulado do ano registra o embarque de 32.158.303 toneladas, cerca de 26,99% a menos do que as 44.052.773 toneladas exportadas na mesma época do ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.