CI

Novacki vai a três países da União Europeia intensificar agronegócio

França e Holanda, onde houve eleições recentemente, fazem parte do roteiro, além da Polônia


O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, nesta segunda-feira (28), inicia missão oficial a três países da União Europeia, com o objetivo de demonstrar a qualidade, a segurança do produto brasileiro e de intensificar o comércio bilateral, conforme explicou.

Novacki se reunirá com representantes de governo da Holanda, França e Polônia, grandes parceiros do setor de agronegócio e com peso importante na UE, que tem população duas vezes e meia superior à brasileira, totalizando 509,4 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) quase dez vezes maior, de US$ 16,518 trilhões.

O secretário-executivo do Mapa, que viaja acompanhado do diretor de Negociações Não-Tarifárias, Alexandre Pontes, incluiu na agenda compromisso com autoridades no Porto de Roterdã, na Holanda, maior porto marítimo da Europa.

Pauta de exportação

A balança comercial com a União Europeia é equilibrada, tendo apresentado ligeira queda em anos recentes e “a meta é ampliar esse intercâmbio”, disse Novacki. A pauta de comércio com países membros da comunidade inclui frutas, bebidas e carnes processadas, além de material de propagação vegetal (sementes, bulbos e mudas) e lácteos.

“As recentes mudanças de governo na França e na Holanda colocam essas negociações na ordem do dia para fortalecermos os laços comerciais e firmar parcerias sólidas”, afirmou o secretário. Segundo ele, embaixadores do Brasil nesses países estão engajados na missão.

Entre os produtos exportados no setor do agronegócio para esses países, sobressaem as vendas de farelo e de grão de soja, além do café, sendo que, no caso da Holanda, se inclui com destaque, logo em seguida, suco de laranja e também carnes de frango industrializada e bovina in natura.

Entre as importações do agronegócio feitas pelo Brasil da UE figuram azeite, batatas processadas e vinho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.