CI

Parceria internacional busca startups com soluções agrícolas sustentáveis

Land Innovation Fund e AgTech Garage anunciam chamada para o 2º ciclo do programa “Soja Sustentável do Cerrado”


Foto: Pixabay

Estão abertas inscrições para o 2º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado – fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção de soja livre de desmatamento. Desenvolvido em quatro ciclos, o programa conta com recurso inicial de cerca de R$2,2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento de receita a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio. O Programa Soja Sustentável do Cerrado é o resultado de uma parceria entre o hub de inovação AgTech Garage e o Land Innovation Fund – fundo internacional criado com aporte inicial da Cargill e sob gerenciamento da Chemonics International – para fomentar soluções de inovação em favor de uma cadeia de suprimentos da soja sustentável, livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa.

No primeiro ciclo, foram recebidas 73 inscrições vindas de 15 estados do país, com projetos que abordavam desde monitoramento ambiental ao tratamento do solo, passando por quantificação de carbono, restauração e rastreabilidade da soja. Seis startups foram selecionadas para integrar o programa, a partir de critérios como inovação, maturidade e modelo de negócio, perfil da equipe, impacto ambiental e viabilidades técnica e econômica. Juntas, Plantem, Forestmatic, Um grau e meio, BrCarbon Serviços Ambientais, Brain Ag e AgTrace compõem um portfólio de soluções complementares entre si para enfrentar algumas das principais demandas de conservação e restauração ambiental da atualidade. “É uma satisfação trabalhar ao lado do LIF na ativação do ecossistema empreendedor para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis com foco na cadeia produtiva da soja”, afirma José Tomé, co-founder e CEO do AgTech Garage.

O Programa Soja Sustentável do Cerrado pretende aproximar o mundo do Agro 4.0 das questões ambientais, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor, viáveis técnica e economicamente, com soluções de inovação que contemplem toda a propriedade rural – de técnicas de manejo e uso do solo à preservação da floresta em pé, de monitoramento ambiental à redução do desmatamento, do uso sustentável do solo aos serviços ambientais. Serão encorajadas as participações de startups que contribuam para a pluralidade de ideias e para a diversidade. “Mais do que nunca, é necessário cuidar da terra para colher bons resultados – econômicos e socioambientais – ampliando o entendimento de que a inovação pode ser uma aliada da agricultura na busca pela sinergia entre produtividade e sustentabilidade”, afirma Carlos E. Quintela, diretor do Land Innovation Fund.

As startups selecionadas para o programa participam de uma Jornada de Experiência, com acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos da comunidade do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores, participação em eventos, ampla exposição nas redes sociais e acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que possam contribuir com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja. As inovações podem envolver desenhos, testes e implementação de soluções tecnológicas que tragam inteligência, segurança e sustentabilidade à agricultura da soja no bioma Cerrado. Ao final do ciclo, mediante análise de um conselho consultivo, startups que se destacarem poderão receber apoio financeiro para o desenvolvimento das soluções.

Responsável pela ponte entre startups e empreendedores com os centros de pesquisas com infraestrutura de ponta e competências técnicas para desenvolver os projetos selecionados, a EMBRAPII também cofinancia o projeto com recursos não reembolsáveis. “A FAO estima que até 2050 a produção de alimentos no mundo precisará crescer 70% para alimentar quase 10 bilhões de pessoas. Estima-se que o Brasil possa responder por 40% do crescimento dessa demanda adicional. Para capturar tal oportunidade, a inovação e a sustentabilidade são agendas estratégicas ao agronegócio brasileiro, que pode contar com o apoio das Unidades EMBRAPII para superar desafios tecnológicos. A interação de grandes empresas com o conhecimento de vanguarda de startups pode criar também um novo patamar de inovação no campo”, afirma Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da EMBRAPII. As iniciativas em sinergia fomentarão o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis em toda cadeia de suprimento da soja diminuindo o impacto ambiental do cultivo e alinhando a produção de uma das principais commodities brasileiras às demandas internacionais de preservação e restauração do bioma cerrado.

Para maiores detalhes sobre o Programa, o processo de inscrição e seleção, visite a página: https://www.agtechgarage.com/soja-sustentavel/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.