CI

Plantio: aplicativo ajuda produtor a saber qual a melhor época

Os dados são baseados em séries históricas e permitem identificar a melhor época onde há menos chance de problemas na safra devido ao clima


O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) permite identificar as janelas de plantio em que há menor chance de frustração de safra devido a eventos climáticos adversos, auxiliando produtores rurais.

Acessível em tablets e smartphones a ferramenta foi desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) e orienta os programas de política agrícola do governo federal e foi lançado pela Ministério da Agricultura no Plano Safra 19/20. 

Os dados são baseados em séries históricas e permitem identificar a melhor época para o plantio, onde há menos chance de problemas na safra devido ao clima. Está disponível para mais de 40 culturas e sistemas de produção em todos os municípios do país. O usuário seleciona quatro variáveis: município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta. A partir daí, o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas (até 20%, 30% e 40%).

O aplicativo também traz dados do sistema Agritempo e da plataforma AgroAPI Embrapa, fornecendo análises sobre armazenamento de água no solo, precipitação, número de dias sem chuva e temperatura mínima e máxima. Dados de um estudo recente coordenado pelo Banco Mundial, Ministério da Agricultura e Embrapa mostram que o Brasil perde R$ 11 bilhões por ano devido a eventos extremos por isso o zoneamento no processo de contratação de seguro pelos produtores rurais busca diminuir esses impactos e perdas pelo clima. 

O atendimento às recomendações do Zarc é obrigatório para o produtor que acessa recursos do Proagro (Programa de Garantia de Atividade Agropecuária), do Proagro Mais, destinado à agricultura familiar, e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O aplicativo Zarc Plantio Certo foi desenvolvido para o sistema operacional Android e está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.