CI

Preço da soja deve subir ainda mais: Vale segurar?

Preços do mercado interno estão entre 13,44% e 20,89% acima da paridade de abril, corrigida até setembro


Foto: Divulgação

Embora não se tenha uma ideia exata do volume de cancelamentos de vendas de exportação de soja, existe o rumor no mercado de que elas, de fato, ocorreram. “Por sua vez, o cancelamento do leilão de biodiesel por falta de matéria-prima, denota a disponibilidade negativa da soja no Brasil e, especialmente, no estado do Rio Grande do Sul”, apontam a equipe de analistas da T&F Consultoria Agroeconômica. 

“Tudo isto somado impulsiona os preços internos que atingiram os mesmos preços de R$ 126,00 do porto em Cruz Alta e Passo Fundo, no fechamento da semana passada. As consequências disso são previsíveis: os preços da soja no segundo semestre tendem a subir mais, embora se tenha que calcular exatamente se valerá a pena ou não segurar o produto”, aponta a T&F.

De acordo com os analistas, os preços do mercado interno estão entre 13,44% e 20,89% acima da paridade de abril, corrigida até setembro. “Como se pode ver nas tabelas [de Custo de carregamento no mercado de lotes, de Abril 2020 a Dezembro 2020/R$/saca de 60 kg], os preços da soja para Setembro estão entre 16,66% e 21,85% mais altos do que o carregamento da posição de abril de 2020 corrigidos até setembro (que é o mês que se está negociando agora)”, explicam. 

“O que significa que, neste ano, valeu muito a pena ter segurado o produto. Contudo, para orientar os vendedores para os próximos meses, nossa tabela continua até dezembro, elaborada pela T&F, como os preços de abril/20 corrigidos. O que não se pode é vender abaixo dos preços citados”, concluem os especialistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.