CI

Reuniões técnicas anuais de Pesquisa de Milho e de Sorgo discutem desafios das culturas

evento aconteceu nos dias 17, 18 e 19/ 07, e reuniu profissionais ligados aos segmentos das cadeias produtivas das culturas



As estratégias e os desafios para a autossuficiência na produção de milho e sorgo foram os temas da 62ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa de Milho e 45ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa de Sorgo, realizadas no campus sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento aconteceu nos dias 17, 18 e 19/ 07, e reuniu profissionais ligados aos segmentos das cadeias produtivas das culturas. 

A programação teve início na segunda-feira (17/07) à tarde, com o I painel "Desafios no desenvolvimento das culturas de milho e sorgo", que contou com a participação do engenheiro agrônomo da Santa Helena Sementes/Grupo Agroceres, Antônio Carlos Girotto Junior, que falou sobre os desafios da cultura do sorgo; do engenheiro agrônomo Sérgio Antonio Alexandrino, da Riber Sementes KWS, que discutiu sobre os desafios do milho convencional; e do engenheiro agrônomo da Pioneer Sementes, Bernardo da Silva Tisot, que tratou sobre os desafios do milho transgênico.

Às 18h aconteceu a abertura oficial do evento, com a presença da pró-reitora de extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, do diretor-geral do campus Sertão, Odair José Spentoff, do vice-prefeito de Sertão, Carlos Antônio Bernieri, do secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Ernani Polo, do diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, do diretor técnico da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda, do chefe geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira, e da professora Noryam Bervian Bispo, presidente da comissão organizadora das Reuniões.

Em seguida, foi realizada palestra sobre o panorama das culturas de milho e sorgo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os palestrantes foram o diretor técnico da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda, e o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

Na terça-feira (18/07), a partir das 8h, foi realizado o II painel "Estratégias de fomento das culturas de milho e sorgo na região Sul do Brasil", com a participação do coordenador técnico de difusão da Cotrijal, Alexandre Doneda, do coordenador de agricultura e sementes da Cooperalfa Claudiney, Francisco Turmina, do vice-presidente da Acergs (Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul), Carlos Vaccaro, e moderação do engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado, Valdomiro Haas.

Às 11h aconteceu a palestra sobre Mercado do milho, com o engenheiro agrônomo da Ufrgs, Paulo Dabdab Waquil. À tarde ocorreram as apresentações de trabalhos nas subcomissões em quatro áreas definidas pela Comissão Sul Brasileira de Milho e Sorgo: Área 1 - Genética, Melhoramento, Pós-colheita e Tecnologia de Sementes; Área 2 - Nutrição Vegetal e Uso do Solo; Área 3 - Fitopatologia, Entomologia e Controle de Plantas Daninhas; e Área 4 - Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais.

Foram apresentados ao todo 59 trabalhos dos Estados do RS, SC e MG. Destes, seis foram de alunos do IFRS (campus Sertão), sendo quatro na área de melhoramento de plantas, coordenados pela professora Noryam Bervian Bispo e dois na área de plantas daninhas, coordenados pelo professor Anderson Luis Nunes. Ao final das apresentações, foram escolhidos os trabalhos destaque de cada área, e dois alunos do campus receberam esta homenagem: a aluna Cristina Slaviero, que apresentou o trabalho intitulado "Avaliação de caracteres fenotípicos e potencial de utilização de variedades crioulas para a produção de silagem", sob orientação da professora Noryam, e o aluno Rafael Dyzarsz, que apresentou o trabalho "Utilização de herbicidas pré e pós emergentes na dessecação visando o controle de Conyza spp. na cultura do milho", sob orientação do professor Anderson Luis Nunes, ambos do curso de Agronomia. 

Para Noryam, esse é o reconhecimento de que o campus Sertão tem trabalhos de pesquisa de ótima qualidade, equivalentes aos das maiores e mais tradicionais universidades, e muitas vezes não reconhecidos na própria instituição.

DESTAQUES
Os demais destaques foram do profissional da Emater/RS-Ascar, Rafael Goulart Machado, que apresentou o trabalho "Rizóbios promotores de crescimento de sorgo (Sorghum bicolor)", e do aluno de Doutorado da Ufrgs, André Luis Vian, que apresentou o trabalho "NDVI como ferramenta para ajustar a adubação nitrogenada na cultura do milho", o qual foi escolhido o melhor trabalho do evento.

Na manhã de quarta-feira (19/07), foi discutido o novo Regimento da reunião técnica, que passa a se chamar "Reunião da Comissão Sul Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo". A professora Noryam permanece como a primeira presidente oficial desta comissão, e passará o cargo na próxima reunião, que será realizada na cidade de Chapecó, no ano de 2019.

Noryam comenta ser "uma satisfação receber a 62ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa de Milho e a 45ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa de Sorgo, no ano em que o campus Sertão do IFRS comemora seus 60 anos. Ao pensarmos no formato desta reunião, nos preocupamos em discutir possíveis desafios e impactos da cadeia produtiva das culturas de milho e sorgo, e desta ideia surgiu o tema desta reunião, que é Desafios e estratégias para autossuficiência".

Para a professora Noryam, o evento trouxe muitos benefícios ao campus e aos alunos que compareceram às palestras. "O Campus Sertão passou a ser visto por outros meios, ajudando na divulgação do nosso espaço e possivelmente a chamar mais alunos para a instituição. A presença de estudantes em reuniões ou eventos como este é de extrema importância para a formação dos alunos, que passam a enxergar com outros olhos as culturas ou assuntos trabalhados em sala de aula, na visão de outros pesquisadores ou de pessoas renomadas na área", destaca.

O resultado da Reunião técnica é o lançamento do livro com as indicações técnicas das culturas, a partir de agora chamadas de "Informações Técnicas das culturas de Milho e Sorgo para o a região Sul do Brasil", as quais foram discutidas na plenária final do evento.

Desafios das culturas

De acordo com informações da presidente da comissão organizadora, a professora do campus Sertão, Noryam Bervian Bispo, levantamento da Conab (2017) apontou que a produtividade média de milho no RS, na última safra foi de 7.500 kg/ha e em SC, de 8.150 kg/ha, valores expressivos perante as últimas safras. Mesmo assim, alguns produtores, principalmente os pequenos, se tornam muitas vezes desestimulados à produção de milho devido ao alto custo intrínseco da cultura, e ao risco de perdas devido a eventos climáticos em períodos sensíveis de desenvolvimento. 

Com relação à cultura do sorgo, que teve uma área plantada em torno de 640 mil ha no Brasil, nesta última safra, comparada à do milho que teve 5,5 milhões de ha, tem uma expressão menor nos estados. Segundo a Conab (2017), observa-se que a escolha do sorgo pelo produtor varia muito devido ao mercado e seu plantio só é definido após a conclusão do plantio do milho segunda safra. Por outro lado, o sorgo pode ser uma cultura atrativa para muitos produtores, pois é bastante tolerante à seca e a climas quentes. "Neste sentido, as informações técnicas geradas em reuniões como esta, podem auxiliar os produtores na tomada de decisão sobre a escolha da cultura, de cultivares, ciclos, manejo e produtos a serem aplicados para garantir uma maior renda líquida no campo", observa Noryam.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.