CI

Soja deve alcançar 58 sacas/ha em Mato Grosso

A safra 20/21 deve ter uma área de mais de 10,30 milhões de hectares, valor 0,93% acima


Foto: Marcel Oliveira

Segundo boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a safra de soja 20/21 deve ter uma área de mais de 10,30 milhões de hectares, valor 0,93% acima ao da última estimativa. O aumento da previsão é motivado, principalmente, pela capitalização do produtor rural, aliada ao aumento constante dos preços futuros da oleaginosa e a perspectiva de redução de área de algodão primeira safra. 

Quanto à produtividade esperada, houve acréscimo de 0,58 sacas por hectares, uma alta de 1,01% em relação à última estimativa. Desta forma a expectativa passa a ser de 58,03 sacas por hectare de rendimento médio no Estadi. Como praticamente todos os insumos para a temporada já foram adquiridos, percebe-se que o sojicultor tende a investir mais neste ano para conseguir bons resultados a campo. A produção tende a ser recorde: 35,87 milhões de toneladas, volume 1,31% superior ao da safra 19/20. 

O boletim também aponta que, na média semanal, a valorização do dólar e a pouca oferta de soja disponível levaram a mais uma alta. A saca ficou em R$ 148,84, aumento de 5,26% ante a semana passada.

Enquanto isso segue a implantação da nova safra. Com calor nas alturas e sem chuva os produtores estão receosos e a semeadura alcança 1,70%, bem abaixo do ano passado. Desde que o Imea começou seu levantamento de semeadura (safra 08/09), apenas em quatro safras o atraso foi semelhante ou maior que o atual. De acordo com as previsões, volumes mais consistentes somente a partir do fim desta semana.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.