CI

Soja pode ajudar a tratar câncer 

Estudo é feito nos EUA


Foto: Divulgação

Pesquisadores nos últimos anos demonstraram os benefícios da soja para a saúde, associando seu consumo a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, obesidade, câncer e melhor saúde óssea. Agora, os pesquisadores da Washington State University esperam usar os benefícios da popular leguminosa para a saúde para melhorar o tratamento pós-operatório do câncer ósseo. 

Em um relatório na revista Acta Biomaterialia , a estudante de graduação Naboneeta Sarkar e a professora Susmita Bose da Escola de Engenharia Mecânica e de Materiais da WSU mostraram que a liberação lenta de produtos químicos à base de soja de um andaime com formato de osso impresso em 3-D resultou em uma redução nas células cancerosas ósseas enquanto acumulava células saudáveis e reduzia a inflamação prejudicial. 

"Não há muita pesquisa nesta área de compostos medicinais naturais em dispositivos biomédicos", disse Bose. "Com esses medicamentos naturais, você pode fazer a diferença na saúde humana com poucos ou nenhum efeito colateral, embora o controle da composição continue sendo uma questão crítica”. 

Embora raro, o osteossarcoma ocorre com mais frequência em crianças e adultos jovens. Apesar dos avanços médicos, os pacientes com osteossarcoma e câncer ósseo metastático apresentam uma alta taxa de recorrência, e o osteossarcoma é a segunda principal causa de morte por câncer em crianças. 

O tratamento inclui cirurgia para remover o tumor e quimioterapia antes e depois da operação. Grandes áreas de osso precisam ser removidas e reparadas, e os pacientes frequentemente apresentam uma quantidade significativa de inflamação durante a reconstrução óssea, retardando a cura. Altas doses de quimioterapia antes e depois da cirurgia também podem ter efeitos colaterais prejudiciais. 

  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.