CI

Irrigação por gotejamento e manejo do fósforo no progresso da ferrugem do cafeeiro

Irrigação por gotejamento e manejo do fósforo no progresso da ferrugem do cafeeiro



A ferrugem é a principal doença do cafeeiro, sendo sua ocorrência e intensidade afetada em razão do fornecimento de água e equilíbrio nutricional das plantas. Dessa forma objetivou-se avaliar a incidência da ferrugem, em lavoura cafeeira com diferentes manejos de irrigação e adubação. O estudo foi realizado em Lavras-MG, em cafeeiro da cultivar MGS Travessia. As avaliações da doença foram realizadas no período de março de 2012 a novembro de 2014. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com doze tratamentos, sendo 3 manejos de adubação, 4 manejos de irrigação e 3 repetições, totalizando 36 parcelas. O resultado referente a media da incidência da doença durante o período avaliado foi plotado em gráfico. Os dados de incidência foram integrados em área abaixo da curva de progresso da doença (AACPIF). Foi observada maior AACPIF (P<0,05) no tratamento sem irrigação no ano de 2013. A ausência da adubação com fósforo também proporcionou maior progresso da ferrugem. 

Veja na integra clicando aqui.

Autores: Mauro Peraro Barbosa Junior, Edson Ampélio Pozza, Paulo Estevão de Souza, Mirian de Lourdes Oliveira e Silva, Adélia Aziz Alexandre Pozza, Rubens José Guimarães

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.