CI

No Dia do Médico, um desafio com o olhar social: Instituto de Pesquisas e Educação em Saúde


Antonio Carlos Moreira

A comunidade médico-científica oferece inestimável contribuição para
o País superar os desafios socioeconômicos e apontar o caminho-chave
do desenvolvimento sustentado.


Os brasileiros nascidos em 1960 tinham a esperança de viver, em média, somente até os 52 anos de idade; hoje, segundo o IBGE, a expectativa de vida é de 74,6 anos. As principais razões estão relacionadas aos avanços científicos na medicina, à melhoria do saneamento básico e às tecnologias agroindustriais.

Apesar dessa vital contribuição científica, nota-se um crescente ativismo em todo o mundo – e não seria diferente no Brasil – onde se questionam, sem os devidos fundamentos, pesquisas e inovações em áreas das Ciências Médicas.  Somadas a essa recusa injustificada ao Conhecimento Científico, ganham contornos dramáticos as dificuldades que o País enfrenta.

A recessão econômica afeta estados e municípios que, sem orçamento, comprimem salários dos servidores; suspendem projetos de pesquisa; fecham hospitais, esvaziam laboratórios e centros avançados de ciência e saúde. Todos sabemos que o desprestígio da Ciência, ao fim e ao cabo, afetará a sociedade civil como um todo – e de forma ainda mais aguda as camadas mais carentes da população.

Com esta séria reflexão, neste 18 de Outubro, Dia do Médico, pesquisadores,  acadêmicos e profissionais da área e correlatas, como Biologia e Química, apresentam uma iniciativa pioneira – e um novo desafio: o Instituto de Pesquisas e Educação em Saúde “Prof.  Dr. Waldemar Ferreira de Almeida” - INPES.

O INPES se organizará para realizar estudos e trabalhos em Saúde. Empenhar-se-á em projetos que promovam a qualidade de vida de trabalhadores urbanos e rurais. Capacitará e oferecerá suporte aos profissionais da rede vinculada ao Sistema Único de Saúde e empresas do setor. Fortalecerá o intercâmbio dessas experiências com diversos públicos interessados.

O complexo desafio exige uma agenda construtiva, de modo a reafirmar o papel das ciências médicas e da pesquisa científica. Neste chamado, as próprias comunidades médicas e científicas, devem mobilizar parcerias com: instituições de Pesquisa e Desenvolvimento; de medicina e saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde, SUS, e privadas de saúde; do ensino acadêmico e de extensão rural. Na sociedade civil, apela-se também a profissionais das áreas de pesquisa e regulamentação das indústrias de ingredientes ativos e insumos químicos, biológicos e outros agentes ambientais; de universidades e de organizações não-governamentais e do Terceiro Setor.

 

Homenagem a um emérito cientista

Ao elegerem um emérito cientista para o nome do Instituto, seus membros fundadores rendem a justa homenagem ao Dr. Waldemar Ferreira de Almeida. Professor e um dos pilares da medicina toxicológica no Brasil, foi criador da Área de Saúde Ambiental, no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas, FMC, da UNICAMP.

Foi diretor executivo do International Life Sciences Institute, ILSI Brasil. Dirigiu a Divisão de Biologia do Instituto Biológico, de São Paulo, e coordenou diversos programas na Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. Presidiu a Comissão Nacional de Assessoramento Toxicológico do Ministério da Saúde, CONAP, e a Sociedade Brasileira de Ecologia.

 

Inpes JR: cientistas e médicos do amanhã

O Inpes JR é uma iniciativa arrojada do Instituto, com o olhar na formação de jovens e futuros cientistas. Com esta visão, se esforçará para transferir conhecimento, estimular o talento e empoderar suas iniciativas, graduandos e pós-graduandos em áreas da Medicina, Química, Agronomia e Biologia, entre outras.

Por meio do Inpes JR, os jovens acadêmicos e orientandos serão convidados a desenvolver suas pesquisas e projetos de trabalhos, recebendo a assistência, consultoria e orientação científica de pesquisadores associados do INPES, órgãos públicos, instituições e empresas parceiras.

 

Lançamento

O INPES será uma entidade sem fins lucrativos, de natureza de direito privado. Constituído por número ilimitado de associados, entre médicos, acadêmicos, profissionais e pesquisadores, também contará com apoio de instituições e empresas alinhadas aos seus objetivos.

O INPES terá lançamento em breve, com divulgação dirigida às redes sociais de instituições científicas, acadêmicas, universitárias, de pesquisa e organização públicas, privadas e do Terceiro Setor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.