CI

Proteína ajudou no aumento do tamanho do tomate

Tomate original era 100 vezes menor


Foto: Sheila Flores

Usando a tecnologia CRISPR e o sequenciamento genômico, pesquisadores da Universidade de Almeria isolaram um fator de transcrição que regula o tamanho do tomate, que no caso é uma proteína. Esta fruta é até 100 vezes maior que a sua variedade original. 

"O tamanho extremo do tomate que evoluiu do pequeno ancestral do fruto selvagem  S. pimpinellifolium  é determinado principalmente pelo número de carpelos de uma flor, que serão os compartimentos das sementes que formam o fruto maduro", explicam os autores do estudo. 

Por meio de técnicas de sequenciamento e CRISPR-Cas9, a equipe conseguiu isolar uma proteína envolvida nesse crescimento chamada ' número excessivo de órgãos florais' (ENO , por sua sigla em inglês). É um fator de transcrição, que se liga a sequências específicas de DNA para controlar a transcrição de informações genéticas.  

Os pesquisadores verificaram que o ENO regula o tamanho do tomate através da rede de desenvolvimento do meristema floral, o tecido da planta que abriga as células-tronco  que dão origem às flores. Suas descobertas revelam que uma mutação nessa proteína afeta a expressão de certas áreas das regiões genéticas envolvidas na criação das cavidades (derivadas dos carpelos) onde as sementes estão alojadas. 

Testes in vitro também mostram que o ENO regula diretamente os domínios de expressão dessas regiões genéticas para manter o funcionamento adequado ou a homeostase floral das células-tronco. "Nosso estudo também mostra que uma mutação na proteína promotora ENO foi selecionada durante a domesticação para melhorar o tamanho do tomate, indicando que as alterações transcricionais nos principais reguladores têm efeitos significativos nas características agronômicas ", concluem os autores. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.