CI

Brasil importa menos trigo

Compras externas no quadrimestre ago-nov 2017 são 27,78% menores



As importações brasileiras de trigo totalizaram 476.200 toneladas em novembro, o que representou um volume 14% superior ao mês de outubro, de acordo com a Consultoria Trigo & Farinhas. As compras externas foram, porém, 32% inferiores às 700.700 toneladas na comparação com igual período do ano passado. 

“Desde agosto – início formal da safra de trigo no Brasil – a novembro, as compras externas de trigo chegaram a 2,01 milhões/t, um volume 27,7% inferior a igual período do ano passado. Estes dados confirmam nossa previsão feita de que a demanda para este ano comercial está sendo menor do que a do ano passado, diante da queda da demanda de farinhas, como um todo, no Brasil e poderá fazer rever o total das importações brasileiras para a temporada”, explica o analista Luiz Fernando Pacheco.

Para a temporada 2017/18, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) prevê importações de 7,0 milhões de toneladas. Descontando as importações já realizadas, haveria espaço, segundo este órgão estatal, para a vinda de mais 5,0 milhões de toneladas, mas, pelo andar da carruagem, este número poderá ser menor.

MOEDA DE TROCA

O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirmou para esta sexta-feira a emissão de uma instrução normativa para permitir a importação trigo russo. Desta forma, tenta reabrir o mercado russo para a carne brasileira. Segundo a norma, o trigo russo somente poderá ser processado por moinhos próximos dos portos, para evitar a propagação de pragas que vem com os grãos.

“Na verdade, já existe uma permissão para importação de trigo russo nos portos do Rio de Janeiro para cima, mas ela nunca fez os moinhos importarem trigo russo (que deverão continuar não importando, devido à qualidade do produto)”, conclui Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.