CI

Agronegócio - Como está a rentabilidade da sua atividade?


Frederico Franco

A análise das demonstrações contábeis tem como objetivo principal avaliar e obter uma visão objetiva do patrimônio da empresa, tendo em vista os relatórios gerenciais que são o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício, pelos quais é possível examinar a situação econômica e financeira da organização em um ano base ou em diversos períodos, apresentando-se como determinante na comparação entre os resultados realizados e os planejados para suporte de ações que apontem para a melhoria de resultados.

Diante disso, o melhor método para avaliação da viabilidade, estabilidade e lucratividade em uma organização ou projeto é o uso dos indicadores de rentabilidade, pois esses indicadores evidenciam o rendimento dos investimentos realizados pela empresa. A rentabilidade evidencia o grau de remuneração de um negócio, visto que o retorno é o lucro obtido pela empresa. Esses indicadores propiciam a avaliação dos resultados auferidos em relação a determinadas particularidades da rentabilidade.

Os indicadores de rentabilidade, que são evidenciados abaixo, representam uma avaliação econômica do desempenho, dimensionando o retorno sobre os investimentos realizados e a lucratividade apresentada pelas vendas, o que está expresso pela equação (1), (2), (3) e (4).

indicadores de rentabilidade

Em um recente estudo da Scott, que calcula anualmente as rentabilidades das atividades do agronegócio, apresenta que as melhores rentabilidades médias no ano de 2018 foram em primeiro lugar, o arrendamento em regiões de cana, com 7,44%. Em segundo lugar, a produção e fornecimento da cana, com 7,11%.

Em terceiro lugar, subindo duas posições em comparação ao ano de 2017, esta a agricultura anual de soja e milho com 4,70%, fato que representa o crescimento de 60,9% no rendimento da atividade em comparação ao ano de 2017 e indicando possível aumento no ano de 2019.

rentabilidade

Os últimos lugares mostram atividades que sinalizam a sua diminuição e um possível fim daqui alguns anos, que é a produção de leite, utilizando baixa tecnologia, com produção de até 1500 litros/ha no ano, com rentabilidade média negativa de 9,45%. Seguindo a baixa tecnologia na produção, é a pecuária de cria com rentabilidade negativa de 1,80%, ou seja, a aplicação da tecnologia já é primordial para o futuro dessas atividades.

Assim sendo, é fato que as medições de rentabilidade permitem ao produtor avaliar os lucros da propriedade em relação ao nível de vendas, ao nível de ativos ou ao volume de capital investido, pois, sem lucros, a atividade não é viável. A partir dessas medições, abrem-se oportunidades para investimentos em outros segmentos, ou um possível arrendamento da sua propriedade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.