CI

Dicas de inovação no agronegócio


Opinião Livre

Por Rodrigo Capella

O agronegócio brasileiro passa por constantes e profundas transformações. Tais mudanças são motivadas pelo incremento da tecnologia, pelas novas gerações de produtores rurais e por diversas técnicas de aperfeiçoamento, entre outros pontos.

No meu novo livro, chamado como "Inovar no agronegócio para alavancar as vendas" (clique aqui e faça o download gratuito), eu compartilho dicas e orientações para empresas de agronegócio, cooperativas e produtores rurais se diferenciarem neste cenário.

Dividido em duas partes, Preparação e Ação, o livro tem 90 páginas e aborda temas como reputação, marketing, exportação, sucessão familiar, entre outros.

Confira a seguir algumas dicas do livro "Inovar no agronegócio para alavancar as vendas":

1) Comparação

Faça um levantamento minucioso das últimas cinco safras. Leve em conta investimento com insumos, custos relacionados à mão-de-obra e demais variáveis que impactam a rentabilidade.

2) Qualidade 

Monitore, constantemente, o comportamento das plantas, verificando estágio a estágio a saúde e o completo desenvolvimento das mesmas. Se elas tiveram algum problema, opte primeiro em tratá-las e somente depois em inovar.

3) Continuidade

As ações precisam ter continuidade. Não divulgue simplesmente por divulgar. Pense sempre em como a ação pode ter continuidade, estimulando um engajamento digital. Muitas empresas de agronegócio optam, infelizmente, por realizar ações dispersas, sem qualquer conectividade com o produtor.

4) Grande Ação

Monte um cronograma de ações e faça uma grande ação por semana nas redes sociais. Com uma grande ação semanal, bem planejada e executada, teremos um grande impacto. Sabe aquele ditado, "mais vale um pássaro na mão do que dois voando"? Ele é perfeitamente aplicável no ambiente digital.

5) Meio Ambiente

Demonstre claramente a sua preocupação e da propriedade com o meio ambiente. Ações sustentáveis verdadeiras são superpositivas para os varejistas.

6) Questionamento

Em todos os momentos, questione-se: eu preciso utilizar esta tecnologia ou seria melhor utilizar uma outra? Desejo sucesso em suas escolhas e vamos em frente!

Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com atuação em agronegócio desde 2004, Capella é palestrante e autor de diversos livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Autor do livro “Como inovar no agronegócio para alavancar as vendas”.  Também é editor e fundador do site Marketing no Agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.