CI

E os Argentinos não vieram


Argemiro Luís Brum

Encerrado o período das férias de verão, o sul do Brasil constatou que os turistas argentinos vieram em pouco número. No geral, a presença dos mesmos recuou entre 60% e 70% em relação há anos anteriores. Tal comportamento não deveria ter sido surpresa diante da enorme crise por que passa o vizinho país. Aliás uma crise que cresceu desde 2001/02, quando a estabilidade econômica, mantida pelo chamado Plano Cavallo, ruiu. A

reestruturação tentada pelo atual governo Macri, após as diatribes dos governos populistas do casal Kirchner, tem um custo social elevado e demora para dar resultados. Diante desta realidade, o peso argentino caiu a $ 0,09 por um Real. Ou seja, é preciso pouco mais de 10 pesos para comprar um Real. Com isso, nem mesmo a enorme diferença inflacionária (a inflação oficial local está em 50% ao ano enquanto a do Brasil acumula 3,78%) viabilizou a vinda dos argentinos.

E o quadro não deverá melhorar tão cedo. Historicamente, os argentinos não confiam em sua moeda, apostando sempre no dólar. Esta dolarização enfraquece a economia local, tornando a dívida pública cada dia mais elevada e impagável, mesmo com o governo tendo recorrido ao FMI em 2018. Soma-se a isso a baixa competitividade da economia, pouca exposta à concorrência internacional. Dito de outra forma, como a população, quando pode, busca economizar em dólares, isso provoca forte desvalorização do peso, a qual causa elevação dos preços junto à economia, alimentando uma inflação que se aproxima da hiperinflação. Junto a ela vem a inflação inercial, com os empresários antecipando a alta dos preços, além daqueles que buscam, no caos, aumentar suas margens de ganho. Em tal contexto, os custos de produção disparam, a ineficiência do Estado se cristaliza e a corrupção está cada vez mais presente no dia a dia do país. Hoje os argentinos, como os brasileiros, verificam que passaram longos anos na ilusão de que eram ricos. Ilusão esta muito centrada nos subsídios do Estado.

Como este quebrou, o corte da ajuda estatal tem sido constante, fato que encontra uma sociedade endividada e sem grande poupança. Assim, a estagnação da economia argentina é uma realidade, onde os restaurantes esvaziam e muitas empresas e comércio fecham e desempregam. Salvo surpresas, é bom que o setor turístico do sul brasileiro não espere grandes levas de visitantes argentinos nos próximos anos. A não ser que nossa economia afunde ainda mais e se iguale à realidade dos vizinhos.

A ironia em tudo isso é que, para os venezuelanos que fugiram de seu país destroçado pelo chavismo, a realidade argentina ainda é um “mar de rosas”. Também pudera, além da ditadura, a Venezuela enfrenta falta de todos os bens essenciais, especialmente comida e remédios, enquanto sua inflação terminou 2018 em 1.400.000% (um milhão e quatrocentos mil por cento).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.