CI

Bangladesh pode procurar trigo na Ucrânia

Isso porque a Rússia diminuirá as exportações


Foto: Marcel Oliveira

Um dia depois que a Rússia anunciou que estava considerando reduzir as exportações de grãos durante os próximos seis meses, o ministro da Agricultura de Bangladesh, Abdur Razzak, disse à Reuters que o país pode aumentar suas importações da Ucrânia se o trigo russo ficar indisponível. A Rússia disse em 15 de janeiro que estava planejando estabelecer uma cota não-tarifária para exportação de grãos de 20 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2020. 

"Esse tipo de restrição é lamentável", disse Razzak à Reuters. O governo russo ainda não aprovou a proposta do ministério da agricultura russo. Bangladesh, que é fortemente dependente das importações de grãos para alimentar sua população de 165 milhões, é o terceiro maior comprador de trigo russo. 

A Rússia, que nos últimos anos se tornou o maior exportador de trigo do mundo, disse que as restrições à exportação estavam sendo consideradas devido a questões de segurança alimentar. As exportações de grãos da Rússia caíram 18% nesta temporada em comparação com um ano atrás e os preços de exportação do trigo estão no ponto mais alto da temporada, segundo a Reuters. 

Nesse cenário, o país exportou 25 milhões de toneladas de grãos de julho a dezembro, a primeira metade da temporada de comercialização de 2019/2020. Espera-se exportar um total de 45 milhões de toneladas nesta campanha de comercialização. 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu a estimativa de produção de trigo da Rússia na safra 2019/20, de 73 milhões de toneladas para 72,5 milhões de toneladas e afirmou que a perspectiva global para o cereal é de menor oferta. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.