CI

Conheça o sistema que planta o milho antes de colher a soja

Com o sistema é possível antecipar em 20 dias a implantação da safrinha


Foto: Décio Karam/Embrapa

A janela da safrinha por vezes fica apertada quando alguns fatores não colaboram. É o caso da safra 2020/21 onde o clima atrasou a implantação da soja e atrapalha a conclusão da colheita. Com isso o milho que já deveria estar na lavoura ainda não foi semeado. O plantio fora do zoneamento climático ideal aumenta os riscos de perdas de produtividade.

E se você pudesse plantar o milho ainda quando há soja na área? Isso já é possível. Os testes do chamado Sistema Antecipe, idealizado pela Embrapa Milho e Sorgo (MG), são promissores e o sistema deve estar comercial já na próxima safra.

Elaboramos um vídeo, com o pesquisador Décio Karam, mostrando como funciona e o que o produtor precisa saber sobre. É preciso levar em conta que:

- O sistema deve ser planejado como um todo, desde o plantio da soja, com escolha de cultivares, até a chegada do milho na área.
- Não substitui a safrinha sendo recomendado apenas para as áreas que ficam fora da janela ideal de plantio.
- Precisa de uma semeadora especial.
- Os manejos de pragas, doenças e adubação são os mesmos que o produtor já faz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.