CI

É possível ter sucesso na crise? - Por Luiz Marins

A verdade é que todos nós estamos constantemente sendo “peneirados” pelo nosso mercado


Todas as pessoas querem ser felizes e ter sucesso na vida. O problema é que esses dois atributos – felicidade e sucesso – são conceitos abstratos. O que é felicidade? O que é sucesso?

A primeira coisa que uma pessoa deve definir é o que é “sucesso” para ela. Só a partir dessa definição é que ela poderá
buscar o “seu” sucesso. Para chegar a essa definição ela tem que responder para si mesma, algumas perguntas tais como: Qual meu objetivo na vida? Onde quero chegar? Como quero ser vista, reconhecida e percebida pelas pessoas que mais admiro e pela sociedade? Qual é o meu verdadeiro conjunto de crenças e valores? Quem eu desejo servir? Qual a especialidade pela qual quero ser reconhecida?

Já a palavra “crise” vem da raiz grega krie que significa peneirar, distinguir, discriminar. Assim, crise é “peneira” e o que a peneira faz é separar o que é bom do que é ruim; o que serve do que não serve. É a mesma origem da palavra crivo que separa um jato d’água em jatos menores e da palavra criticar que significa separar, analisar.

A verdade é que todos nós estamos constantemente sendo “peneirados” pelo nosso mercado. Em tempos mais bicudos a malha da peneira fica mais fina e só passará quem for realmente muito bom. É por isso que, ainda mais em tempos de crise, temos que ser melhores, mais competentes, servir ainda mais nossos clientes para que possamos passar pela “peneira” da crise.

Assim, fica claro que para uma pessoa ter sucesso em tempos de crise ela precisa ter uma diferença que o mercado valorize, o que chamamos ter uma Proposta Única de Valor (PUV) que o mercado reconhecerá e pagará por ela, mesmo em tempos difíceis. Então a pergunta que temos que nos fazer é: qual a Proposta Única de Valor que oferecemos ao nosso mercado (às pessoas que queremos servir)?

E para construir a nossa Proposta Única de Valor que nos diferenciará e nos fará vencedores temos novamente que responder as perguntas que fizemos acima: Qual meu objetivo na vida? Onde quero chegar? Como quero ser vista, reconhecida e percebida pelas pessoas que mais admiro e pela sociedade? Qual é o meu verdadeiro conjunto de crenças e valores? Quem eu desejo servir? Qual a especialidade pela qual quero ser reconhecida? Enfim, qual é a minha “marca” e como gostaria que ela fosse? Etc. É preciso acreditar, portanto, que para ter sucesso uma pessoa deve oferecer ao seu público-alvo, uma Proposta Única de Valor e sobre ela construir uma marca que represente e comunique esse diferencial.

E como se tudo isso não bastasse, temos que alimentar nosso sucesso todos os dias, com muito comprometimento, atenção aos detalhes e coerência de vida. Sucesso é uma corrida sem linha de chegada. Pense nisso. Sucesso!  

*Prof. Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Informações adicionais: www.marins.com.br, www.twitter.com/professormarins, www.facebook.com/programaprofessormarins

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.