CI

Encontrado gene de trigo para restaurar traços defeituosos

Processo busca garantir segurança alimentar


A pesquisa de bioinformática do Instituto Earlham (EI), no Reino Unido, usando uma estratégia baseada em dados em trigo, encontrou o primeiro gene associado à conversão gênica em plantas, marcando um passo importante na iniciativa global para projetar o futuro do trigo. Com isso, será possível converter rapidamente traços defeituosos para novos. 

“Quando se trata de cultivar melhores variedades de trigo, muitas vezes, embora procuremos introduzir genes desejáveis que aumentem o rendimento, por exemplo, estes podem vir com genes menos desejados do que reduzir alguma outra função vital da planta. Isso é conhecido como arrasto de ligação e é algo difícil de quebrar: especialmente em culturas que mostram taxas relativamente baixas de recombinação. O objetivo, em variedades de trigo de elite, é empilhar de forma estável os genes desejáveis juntos”, informaram os responsáveis. 

Segundo eles, uma maneira de quebrar essas regiões interligadas é a recombinação, o processo de rearranjo genético que vê segmentos de cromossomos emparelhados trocados por meio de eventos cruzados. Outro processo que pode ter um efeito similar ao romper a ligação é a "conversão do gene", que essencialmente vê uma versão de um gene sendo convertida em outra durante o reparo de quebra de DNA de fita dupla.

O professor Anthony Hall, que liderou o projeto, disse que “o trabalho anuncia uma nova fronteira na pesquisa do trigo. Nos últimos anos, grandes avanços foram feitos na construção de recursos ricos em dados em trigo. Esta pesquisa utiliza biologia orientada a dados para passar de um novo fenótipo, uma posição genômica, um gene e validação de genes em trigo, usando apenas os dados existentes - em apenas três meses. O gene e o fenótipo terão enormes implicações para os criadores de trigo; acelerando o duto de reprodução”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.