CI

Fornecimento de trigo moído no Líbano está ameaçado

Dólar é o maior problema


Moinhos no Líbano estão alertando que a produção de farinha do país está sendo ameaçada por baixas reservas de trigo decorrentes de questões cambiais, segundo informações divulgadas pela agência de notícias Reuters. Em comunicado divulgado em 24 de setembro, a associação de moleiros libaneses desafiou as autoridades a encontrar uma solução para o fornecimento de dólares ao preço oficial, "para que os proprietários das usinas possam retomar seu trabalho e importar as necessidades de trigo do país". 

Dólares e libras têm curso legal no Líbano, e a libra libanesa está atrelada ao dólar em um nível de 1.507,5 libras há mais de duas décadas. Eles a associação de moleiros disse que converter libras libanesas em dólares americanos se tornou muito caro, o que os levou a emitir faturas em dólares americanos "para preservar o capital operacional e a continuação do nosso trabalho". 

Eles afirmaram que a reserva de trigo nas usinas "caiu para um nível que representa um perigo, e isso pode expor o país a uma crise de fornecimento se o problema do dólar não for resolvido". Hassan Assaf, membro da associação de moleiros, disse à Reuters que os bancos vinham restringindo gradualmente a oferta de dólares nos últimos dois meses e que as reservas de trigo mantidas por empresas privadas caíam de 1 e meio a 2 meses em quatro meses. 

De acordo com as informações da agência, os moinhos do Líbano são altamente dependentes das importações de trigo. Em 2018/2019, o país produziu apenas 130.000 toneladas de trigo, enquanto importou quase 1,6 milhão de toneladas deste cereal. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.